Política

Abaixo-assinado pede cassação de Jalser Renier

Um abaixo-assinado on-line pede a cassação do deputado Jalser Renier (SD). Conforme a petição pública, as assinaturas devem ser protocoladas como representação na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Ao todo, 268 pessoas já assinaram o pedido.

De acordo com o documento, o pedido de cassação ocorre por quebra de decoro parlamentar. Isso por causa dos escândalos de corrupção, bem como a prisão de Jalser. Ele é suspeito de ser o mandante do sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos.

O abaixo-assinado cita ainda que o deputado foi preso por diversas vezes, inclusive, na “Operação Praga do Egito”, que virou escândalo na imprensa nacional.

“Como não lembrar que, no ano de 2003, Jalser Renier foi preso durante a “Operação Praga do Egito”, deflagrada pela Polícia Federal, onde foi acusado de ser um dos principais operadores do esquema e de ter recebido o valor de R$ 1.319.852,69 em recursos públicos desviados , entre janeiro e julho do ano de 2002”, diz o texto.

Pedidos de cassação

No dia 5 de outubro, o Partido Social Liberal (PSL) protocolou o pedido de cassação do parlamentar na ALE-RR, quatro dias após a prisão dele na operação Pulitzer. A representação aponta quebra de decoro parlamentar e requer a perda do mandato.

No dia 19 de outubro o jornalista Iury Carvalho também pediu o afastamento de Jalser por 60 dias. Já no dia 10 de novembro, Iury entrou com uma nova representação na ALE-RR. Dessa vez ele pediu o andamento do processo.

Prisão de Jalser

Jalser, assim como nove militares e um ex-servidor da ALE-RR, foram presos nas duas fases da Operação Pulitzer e denunciados pelo Ministério Público de Roraima (MPRR).

A Assembleia decidiu, por unanimidade, manter a prisão do parlamentar. Entretanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu o relaxamento da prisão de Renier e o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) impôs medidas cautelares.

Depois disso, o deputado pediu para retirar as medidas, mas o STJ negou e determinou que a ALE-RR decidisse sobre o caso.

Em contrapartida, todos os outros presos também entraram com pedido de habeas corpus no STJ. Contudo, todos tiveram o pedido negado.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

View Comments

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

4 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

7 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

7 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

8 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

9 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

10 horas ago