Política

Abaixo-assinado pede cassação de Jalser Renier

Um abaixo-assinado on-line pede a cassação do deputado Jalser Renier (SD). Conforme a petição pública, as assinaturas devem ser protocoladas como representação na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Ao todo, 268 pessoas já assinaram o pedido.

De acordo com o documento, o pedido de cassação ocorre por quebra de decoro parlamentar. Isso por causa dos escândalos de corrupção, bem como a prisão de Jalser. Ele é suspeito de ser o mandante do sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos.

O abaixo-assinado cita ainda que o deputado foi preso por diversas vezes, inclusive, na “Operação Praga do Egito”, que virou escândalo na imprensa nacional.

“Como não lembrar que, no ano de 2003, Jalser Renier foi preso durante a “Operação Praga do Egito”, deflagrada pela Polícia Federal, onde foi acusado de ser um dos principais operadores do esquema e de ter recebido o valor de R$ 1.319.852,69 em recursos públicos desviados , entre janeiro e julho do ano de 2002”, diz o texto.

Pedidos de cassação

No dia 5 de outubro, o Partido Social Liberal (PSL) protocolou o pedido de cassação do parlamentar na ALE-RR, quatro dias após a prisão dele na operação Pulitzer. A representação aponta quebra de decoro parlamentar e requer a perda do mandato.

No dia 19 de outubro o jornalista Iury Carvalho também pediu o afastamento de Jalser por 60 dias. Já no dia 10 de novembro, Iury entrou com uma nova representação na ALE-RR. Dessa vez ele pediu o andamento do processo.

Prisão de Jalser

Jalser, assim como nove militares e um ex-servidor da ALE-RR, foram presos nas duas fases da Operação Pulitzer e denunciados pelo Ministério Público de Roraima (MPRR).

A Assembleia decidiu, por unanimidade, manter a prisão do parlamentar. Entretanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu o relaxamento da prisão de Renier e o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) impôs medidas cautelares.

Depois disso, o deputado pediu para retirar as medidas, mas o STJ negou e determinou que a ALE-RR decidisse sobre o caso.

Em contrapartida, todos os outros presos também entraram com pedido de habeas corpus no STJ. Contudo, todos tiveram o pedido negado.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

View Comments

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

12 minutos ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

3 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

4 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

4 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

4 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

6 horas ago