O asfalto da estrada da Guiana já é uma realidade e só está sendo possível com a articulação do MDB no Governo Federal e com o País vizinho.
Em 2017, o Brasil assinou um acordo de cooperação técnica com o projeto de engenharia estrada Linden-Lethem. A obra foi dividida em duas etapas, contudo, as mudanças políticas e a pandemia atrasaram os trabalhos.
Na semana passada, durante uma assinatura de ordens de serviços no Ministério dos Transportes, Romero Jucá, presidente do MDB em Roraima, voltou a pedir atenção especial para o assunto e explicou ao ministro Renan Filho, que a obra é fundamental para o desenvolvimento econômico de Roraima, assim como de toda a região Norte do Brasil.
“Para Roraima, essa estrada é fundamental. Muda a nossa logística. Muda tudo. E muda a logística de comercialização, de produção. Então, é muito importante que a gente possa retomar, ministro Renan. E possa efetivamente já resgatar essa situação. Porque essa estrada vai mudar, não só Roraima, mas a Amazônia Ocidental”, defendeu.
O ministro Renan Filho então disse que o Brasil terá o maior fórum de transportes do mundo e que vai ajudar outros países da América do Sul na elaboração de
A construção da estrada liga Roraima a um potencial porto de águas profundas na Guiana. Assim, em vez de os produtos saírem de Roraima para o Amazonas e depois para o Porto de Paranaguá no Paraná, eles saem daqui para o porto de Georgetown e seguem para o mercado do Caribe.
O Banco do Desenvolvimento do Caribe (CDB) financiou US$ 190 milhões para o trecho de Linden a Mabura. E a empresa brasileira Galvão Queiroz S.A. do Brasil venceu a licitação.
Dessa forma, a firma está construindo duas pistas de 7 metros de largura e os pontos de drenagem. A obra tem cerca de 122 km de extensão.
Articulação do MDB
Anteriormente, Romero Jucá já articulava o asfaltamento da estrada da entre Lethem e Lindem. Ele conversou com líderes políticos do país vizinho e com os brasileiros sobre projetos para concretizar a obra.
“Por muitos anos, eu fui o único político a falar sobre a estrada. Mas, eu sempre vi que a Guiana era o melhor caminho para o nosso Estado. Dessa forma, fazer a estrada é criar um novo caminho para a produção local e também pode fortalecer a Zona Franca de Manaus, por exemplo”.
A deputada federal Helena Lima, também do MDB, assumiu a missão de retomar as negociações. Dessa forma, no dia 12 de abril deste ano, ela apresentou a proposta em audiência na Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal.
“A estrada até o porto de Georgetown representa uma economia de tempo e custo no transporte, mais produtividade para empresários, qualidade de vida para os trabalhadores e investimento em desenvolvimento de toda a Região Norte. Não podemos falar de desenvolvimento sem falar de infraestrutura”, ressaltou.
Fonte: Da Redação