Política

Após Assembleia abrir processo de impeachment, partido do governador pede anulação de reeleição de Sampaio na Justiça

O partido do governador Antonio Denarium, o Progressistas, pediu na Justiça a anulação da reeleição do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

O pedido ocorre após a Assembleia abrir um processo de impeachment contra o chefe do Executivo estadual no início desta semana.

Sampaio foi reeleito em fevereiro deste ano, de forma antecipada para o biênio 2025/2026. Ele recebeu os votos de todos os deputados.

Devem integrar a Mesa Diretora, nos próximos dois anos, os deputados: presidente – Soldado Sampaio (Republicanos); 1º vice-presidente – Marcelo Cabral (Cidadania); 2º vice-presidente – Chico Mozart (Progressista); 3º vice-presidente – Éder Lourinho (PSD); 1º secretário – Jorge Everton (União); 2ª secretária – Aurelina Medeiros (Progressistas); 3º secretário – Rarison Barbosa (PMB); 4º secretário – Odilon Filho (Podemos); corregedor-geral – Renato Silva (Podemos); ouvidor-geral – Isamar Júnior (Podemos); bem como secretária Especial da Mulher – Joilma Teodora (Podemos).

Conforme o Progressistas, há ilegalidade na recondução da Mesa Diretora e alega que a lei permite apenas uma reeleição.

Em nota, Sampaio disse que a ação judicial assinada pelo Progressistas é mais uma tentativa de interferência do chefe do Executivo no Poder Legislativo, em flagrante afronta ao princípio constitucional da separação dos poderes, em retaliação à recente admissão do pedido de impeachment.

Disse ainda que a eleição da Mesa Diretora, ora questionada, ocorreu em estrita consonância com o Regimento Interno da Assembleia e com a Constituição do Estado de Roraima. Além disso, teve unanimidade de votos dos 24 deputados.

“Como presidente da Assembleia Legislativa, adotarei todas as medidas necessárias para garantir a independência dos poderes constituídos de Roraima e a soberania do nosso povo”.

Rompimento

Soldado Sampaio era forte aliado do governador Antonio Denarium até janeiro deste ano quando decidiu romper os laços políticos.

O presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos) então emitiu nota oficial para anunciar o rompimento. No texto, ele confirmou a espionagem por parte do Governo.

“Um dos fatores que motivaram minha decisão foi o uso do serviço de inteligência para espionar membros do Parlamento Estadual, fato este que compromete qualquer relação de fidelidade e de respeito entre parceiros que comungam dos mesmos ideais”, diz a nota.

Outro motivo seria a forma como o grupo governista vinha articulando as candidaturas no interior. De acordo com informações, um partido que o deputado apoia ficou prejudicado com as decisões do governador em Pacaraima e Uiramutã.

“Além da forma desrespeitosa nas composições das pré-candidaturas para as eleições municipais, minando minha base política, num total desrespeito a nossa parceria. E, como bem aprendi com meu pai, tudo na vida tem limite”.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

23 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

1 hora ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago