Política

Após Assembleia abrir processo de impeachment, partido do governador pede anulação de reeleição de Sampaio na Justiça

O partido do governador Antonio Denarium, o Progressistas, pediu na Justiça a anulação da reeleição do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

O pedido ocorre após a Assembleia abrir um processo de impeachment contra o chefe do Executivo estadual no início desta semana.

Sampaio foi reeleito em fevereiro deste ano, de forma antecipada para o biênio 2025/2026. Ele recebeu os votos de todos os deputados.

Devem integrar a Mesa Diretora, nos próximos dois anos, os deputados: presidente – Soldado Sampaio (Republicanos); 1º vice-presidente – Marcelo Cabral (Cidadania); 2º vice-presidente – Chico Mozart (Progressista); 3º vice-presidente – Éder Lourinho (PSD); 1º secretário – Jorge Everton (União); 2ª secretária – Aurelina Medeiros (Progressistas); 3º secretário – Rarison Barbosa (PMB); 4º secretário – Odilon Filho (Podemos); corregedor-geral – Renato Silva (Podemos); ouvidor-geral – Isamar Júnior (Podemos); bem como secretária Especial da Mulher – Joilma Teodora (Podemos).

Conforme o Progressistas, há ilegalidade na recondução da Mesa Diretora e alega que a lei permite apenas uma reeleição.

Em nota, Sampaio disse que a ação judicial assinada pelo Progressistas é mais uma tentativa de interferência do chefe do Executivo no Poder Legislativo, em flagrante afronta ao princípio constitucional da separação dos poderes, em retaliação à recente admissão do pedido de impeachment.

Disse ainda que a eleição da Mesa Diretora, ora questionada, ocorreu em estrita consonância com o Regimento Interno da Assembleia e com a Constituição do Estado de Roraima. Além disso, teve unanimidade de votos dos 24 deputados.

“Como presidente da Assembleia Legislativa, adotarei todas as medidas necessárias para garantir a independência dos poderes constituídos de Roraima e a soberania do nosso povo”.

Rompimento

Soldado Sampaio era forte aliado do governador Antonio Denarium até janeiro deste ano quando decidiu romper os laços políticos.

O presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos) então emitiu nota oficial para anunciar o rompimento. No texto, ele confirmou a espionagem por parte do Governo.

“Um dos fatores que motivaram minha decisão foi o uso do serviço de inteligência para espionar membros do Parlamento Estadual, fato este que compromete qualquer relação de fidelidade e de respeito entre parceiros que comungam dos mesmos ideais”, diz a nota.

Outro motivo seria a forma como o grupo governista vinha articulando as candidaturas no interior. De acordo com informações, um partido que o deputado apoia ficou prejudicado com as decisões do governador em Pacaraima e Uiramutã.

“Além da forma desrespeitosa nas composições das pré-candidaturas para as eleições municipais, minando minha base política, num total desrespeito a nossa parceria. E, como bem aprendi com meu pai, tudo na vida tem limite”.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

STF confirma benefício para mulheres vítimas de violência

Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses

6 segundos ago

Justiça condena empresário que foi flagrado com 103kg de ouro ilegal dentro de carro em Roraima

Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista

19 minutos ago

Casal desaparece em Rorainópolis e carro é encontrado incendiado

Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…

46 minutos ago

Blitz alerta motoristas sobre direção responsável nas festas de fim de ano em Boa Vista

Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14

1 hora ago

Bandeiras tarifárias começam a valer dia 1º janeiro; saiba como vai funcionar

Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…

2 horas ago

Mais de 600 mil professores da educação básica deixarão de pagar Imposto de Renda

Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…

2 horas ago