Após críticas de Jorge Everton, Denarium exonera presidente do Detran-RR, nomeado em suposto acordo para frear CPI da Grilagem de Terras

Deputados criticaram nomeação de Dilma Costa na Femarh; Denarium emitiu nota de repúdio e exonerou nove pessoas ligadas a alguns deputados

Após críticas de Jorge Everton, Denarium exonera presidente do Detran-RR, nomeado em suposto acordo para frear CPI da Grilagem de Terras
Diego Aragão e Jorge Everton – Foto: Reprodução

Após as críticas do deputado Jorge Everton (União Brasil), o governador Antonio Denarium (Progressistas) exonerou o presidente do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima). O decreto está no Diário Oficial desta quinta-feira, 15.

A nomeação de Diego Aragão, que é muito amigo e ex-assessor parlamentar do deputado, ocorreu em 25 de abril e teria sido resultado de um acordo entre o governador e alguns deputados, para então frear a CPI da Grilagem de Terras.

Dessa forma, Jorge Everton negou o acordo, assim como também negou que a CPI da Grilagem de Terras terminaria em pizza.

Críticas

Na última terça-feira, 13, o parlamentar usou a tribuna para criticar a nomeação da ex-presidente do Iteraima (Instituto de Terras de Roraima), Dilma Costa, como diretora de Monitoramentos e Fiscalização Ambiental da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh). A nomeação ocorreu apesar da investigação de Dilma por suspeitas de irregularidades durante sua gestão no Iteraima.

Além disso, documentos comprovam que a então presidente do órgão teria beneficiado o governador e seu filho com Autorização de Ocupação.

Conforme Jorge Everton, a indicação de Dilma na Femarh é “descabida e ilegal”. E fere o trabalho da CPI da Grilagem de Terras, que apurou, sobretudo, condutas graves atribuídas à ex-gestora. E isso com base em provas já encaminhadas ao Ministério Público de Roraima(MPRR).

“Isso é um abuso, é um absurdo, ela está sendo investigada, e o que ela praticou são crimes graves. Nós não podemos aceitar o governador do estado nomeá-la diretora da Femarh, uma instituição importante de fiscalização ambiental”, declarou o parlamentar.

Jorge Everton afirmou ainda que irá acionar o Ministério Público e tomar medidas legais para impedir que Dilma Costa permaneça no cargo. “Ela não pode ser nomeada como diretora da Femarh. Precisamos tomar providências”, reforçou.

Acordão

De acordo com informações, havia um ‘acordão’ entre Denarium e alguns deputados. Com isso, foram nomeados vários secretários na estrutura do Governo.

No entanto, nesta quinta-feira, 15, o governador rebateu as críticas feitas no início da semana na Assembleia Legislativa. Em seguida, exonerou nove secretários, adjuntos e diretores. Entre eles, está Kelton Lopes, nomeado na última terça-feira, 13.

Confira a lista:

  • Vicente Ricarte Bezerra Neto – presidente da Junta Comercial do Estado de Roraima (JUCERR)
  • Kelton Oliveira Lopes – secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi)
  • Moises Lima da Silva Junior – secretário adjunto de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi)
  • Ynae Araujo Azevedo Cruz – secretária adjunta da Secretaria Extraordinária de Atração de Investimentos (SEAI)
  • Éder Rodrigo Figueira Ribeiro- secretário adjunto da Saúde (Sesau)
  • José Rodrigues Sousa – secretário Adjunto de Coordenação dos Colégios Militarizados Estaduais (Seed)
  • Antônio Diego Parente Aragão – diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR)
  • Bruno Cesar Cavalcanti Guedes – diretor de Administração e Finanças do Detran-RR
  • José Augusto Arruda de Souza – consultor técnico da Secretaria de Educação (Seed)

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x