O governador Antonio Denarium (Progressistas) exonerou o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), André Fraga, e o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), Elizandro Diniz Aguiar.
A medida foi tomada após recomendação do Ministério Público de Roraima. O decreto com as exonerações está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 8 de julho.
Conforme a recomendação, expedida pelo promotor Luiz Antônio Araújo de Souza, ambos receberam indiciamento por corrupção passiva qualificada. A Polícia Federal chegou a prendê-los em 2020 durante a Operação Alésia, que investigou servidores suspeitos de envolvimento em crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, peculato, corrupção passiva, prevaricação, entre outros.
A Promotoria argumentou que ocupantes do cargo de diretor deve ter “idoneidade moral”. Além disso, destacou a exigência de “conduta ilibada” para nomeação em cargos comissionados na segurança pública.
Para o MP, a permanência de ambos nos referidos cargos viola frontalmente “os princípios da Administração Pública da moralidade e legalidade”.
Fonte: Da Redação

