Política

Após reprovação de motoristas de APP, vereador retira Projeto de Lei

Após a reprovação de motoristas de aplicativos, o vereador Ítalo Otávio (Republicanos) retirou de tramitação o Projeto de Lei (PL) que tratava da regulamentação do serviço em Boa Vista.

No último dia 12, representantes da categoria conversaram com o jornalista Bruno Perez no programa Rádio Verdade, da 93FM para pedir mudanças no PL.

De acordo com Cristiano Ribeiro, os motoristas se reuniram para entender a proposta e concluíram que ela não beneficiaria a classe.

“O vereador responsável pelo projeto, o Ítalo, trouxe esse projeto à tona e quando tomamos ciência e fomos ter conhecimento do teor do projeto, nos reunimos enquanto motoristas de aplicativos. Hoje, existem várias equipes em Boa Vista. Nós somos em média mais de 6 mil, 7 mil motoristas atuando em Boa Vista. Fomos verificar e ter conhecimento do teor daquele projeto e nesse momento entendemos que o projeto não beneficiaria a nossa classe. Ele regulamentaria, mas traria apenas obrigações para os motoristas de aplicativo que já cumprem uma série de obrigações junto aos aplicativos”, disse.

Custos aos motoristas

Conforme o representante Alex Riley, a classe teria que pagar taxas à Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) e à Prefeitura de Boa Vista. Assim, provocaria custos extras além do que pagam às plataformas, gasolina e manutenção do veículo que utilizam no trabalho.

“Então, a gente tira pelos gastos que a gente já tem diariamente. Atualmente, a plataforma mais em conta para um motorista de aplicativo trabalhar é a InDriver. Nós pagamos uma taxa de 9,5%, praticamente 10% de cada corrida. Para a gente poder rodar na InDriver, a gente tem que pagar uma taxa para eles, que é o modo pré-pago. A gente faz uma recarga de no mínimo, 25 reais. Então se você pegar 25 reais por dia, no mês vai dar 700 reais. No ano, nós vamos gastar em média 8.400 reais só de taxa para o aplicativo”, explicou Alex.

Por outro lado, na manhã do último dia 12, eles estiveram na Câmara Municipal de Boa Vista para conversar a respeito do projeto. Na ocasião, alguns vereadores estiveram presentes para ouvi-los e marcaram para o dia seguinte uma votação que decidia a realização de uma audiência pública.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

13 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

15 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

17 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

17 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

17 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

19 horas ago