Após reunião na Sefaz, Sindicatos confirmam capacidade financeira do Governo para pagar reajuste de forma integral

Encontro aconteceu após o governador Antonio Denarium (Progressistas) propor um reajuste de 5% parcelado em cinco vezes

Após reunião na Sefaz, Sindicatos confirmam capacidade financeira do Governo para pagar reajuste de forma integral
Fachada da Sefaz-RR Foto: Divulgação/SECOM/RR

Após reunião com o secretário da Fazenda (Sefaz), Manoel Freitas, dirigentes sindicais dos servidores públicos afirmaram nesta quarta-feira, 23, que o Governo do Estado tem, sim, condições financeiras para pagar a Revisão Geral Anual (RGA) de forma integral e imediata.

O encontro aconteceu após o governador Antonio Denarium (Progressistas) propor um reajuste de 5% parcelado em cinco vezes, ou seja, 1% por mês de agosto a dezembro de 2025. Isto é, se os secretários de Estado conseguirem elaborar um plano de cortes de gastos que libere espaço no orçamento. A defasagem salarial acumulada dos servidores só na atual gestão, por outro lado, já chega a 16,47%.

Excesso de arrecadação

Apesar de o Estado alegar incapacidade financeira para a revisão pretendida pelos servidores, as entidades sindicais afirmam que dados do próprio Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado de Roraima (Fiplan) mostra excesso de arrecadação de cerca de R$ 600 milhões até o mês de junho.

“Depois de várias análises, verificamos os dados que nos foram apresentados. Estamos no limite prudencial e aguardamos uma resposta. Então, dinheiro tem, agora falta a resposta do Executivo”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de Roraima (Sintraima), Francisco Filgueira.

Leandro Almeida, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol), reforçou a cobrança.
“A gente confirmou aquilo que já havíamos reverberando há muito tempo. Há recursos sim para garantir a nossa Revisão Geral Anual em uma parcela só a partir do mês de agosto. A gente vai cobrar isso do governador”, destacou.

Em entrevista ao Roraima em Tempo, o presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Roraima (Sindprer), Rubenigue Soares, criticou a falta de planejamento do governo.

“É questão de gestão. Recurso obviamente tem. E planejamento de gestão. Aonde estava a equipe financeira dele de 2019 para cá que nunca fez essas projeções de quanto entra de receita e quanto sai de gastos para equacionar isso?”, pontuou.

Mobilização

Insatisfeitos com a proposta do governador, os representantes dos sindicatos convocaram todos os servidores para uma mobilização no dia 12 de agosto. O encontro vai acontecer em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, onde ocorrerá a terceira reunião das entidades com Denarium sobre a RGA.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x