Fachada da Sefaz-RR Foto: Divulgação/SECOM/RR
Após reunião com o secretário da Fazenda (Sefaz), Manoel Freitas, dirigentes sindicais dos servidores públicos afirmaram nesta quarta-feira, 23, que o Governo do Estado tem, sim, condições financeiras para pagar a Revisão Geral Anual (RGA) de forma integral e imediata.
O encontro aconteceu após o governador Antonio Denarium (Progressistas) propor um reajuste de 5% parcelado em cinco vezes, ou seja, 1% por mês de agosto a dezembro de 2025. Isto é, se os secretários de Estado conseguirem elaborar um plano de cortes de gastos que libere espaço no orçamento. A defasagem salarial acumulada dos servidores só na atual gestão, por outro lado, já chega a 16,47%.
Apesar de o Estado alegar incapacidade financeira para a revisão pretendida pelos servidores, as entidades sindicais afirmam que dados do próprio Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado de Roraima (Fiplan) mostra excesso de arrecadação de cerca de R$ 600 milhões até o mês de junho.
“Depois de várias análises, verificamos os dados que nos foram apresentados. Estamos no limite prudencial e aguardamos uma resposta. Então, dinheiro tem, agora falta a resposta do Executivo”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de Roraima (Sintraima), Francisco Filgueira.
Leandro Almeida, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol), reforçou a cobrança.
“A gente confirmou aquilo que já havíamos reverberando há muito tempo. Há recursos sim para garantir a nossa Revisão Geral Anual em uma parcela só a partir do mês de agosto. A gente vai cobrar isso do governador”, destacou.
Em entrevista ao Roraima em Tempo, o presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Roraima (Sindprer), Rubenigue Soares, criticou a falta de planejamento do governo.
“É questão de gestão. Recurso obviamente tem. E planejamento de gestão. Aonde estava a equipe financeira dele de 2019 para cá que nunca fez essas projeções de quanto entra de receita e quanto sai de gastos para equacionar isso?”, pontuou.
Insatisfeitos com a proposta do governador, os representantes dos sindicatos convocaram todos os servidores para uma mobilização no dia 12 de agosto. O encontro vai acontecer em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, onde ocorrerá a terceira reunião das entidades com Denarium sobre a RGA.
Fonte: Da Redação
Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras
Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…
Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…
Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…
Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…
Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal