Após visita indesejada, associação indígena ingressa com pedido ao STF para que senador não retorne à Terra Yanomami

Urihi também já havia publicado nota avaliando a ida de Chico Rodrigues à Terra Yanomami como desrespeitosa

Após visita indesejada, associação indígena ingressa com pedido ao STF para que senador não retorne à Terra Yanomami
Yanomami enfrentam crise na saúde com malária e desnutrição – Foto: Divulgação

Após a visita do senador Chico Rodrigues (PSB) à Terra Indígena Yanomami na segunda-feira (20), a Urihi – Associação Yanomam ingressou com um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF). O mandado de segurança coletivo é para impedir que o parlamentar volte ao local sozinho. A própria associação confirmou a informação à reportagem.

Nesse sentido, após a formação da comissão, entidades indígenas que representam os indígenas emitiram notas de repúdio ainda no dia 20 de fevereiro.

A visita na terra Yanomami

Além disso, a Urihi, divulgou nota onde avaliou a visita de Chico Rodrigues na região como “indesejada e desrespeitosa”.

“Na manhã desta segunda, lideranças tradicionais da região do Surucucu foram surpreendidos com a visita indesejada e desrespeitosa do senador Chico Rodrigues […] Não aceitamos a presença destes transgressores dentro do nosso território sagrado. Nosso protocolo de consulta deve se consultado e respeitado, mediante ações, decisões e visitas que podem afetar os direitos da população Yanomami”, ressaltou.

Do mesmo modo, a entidade ainda relembrou a fala do senador durante entrevista na última semana, onde chamou indígenas Yanomai de “primitivos“.

“Ao ser entrevistado, o senador Chico Rodrigues utilizou um termo racista e pejorativo, ao se dirigir a população Yanomami como ‘índios primitivos’”, disse.

Além disso, O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) pediu, nesta quinta-feira (23), a revisão dos integrantes da Comissão Externa Temporária. O Senado instalou a comissão para acompanhar a crise Yanomami.

Conforme a entidade, os três senadores de Roraima que integram o colegiado “têm envolvimento explícito na defesa do garimpo”.

Dessa forma, integram a comissão os senadores Chico Rodrigues (PSB/RR, foto), presidente da Comissão; Eliziane Gama (PSD/MA), vice-presidente; Hiran Gonçalves (PP/RR), relator; Humberto Costa (PT/PE); e Mecias de Jesus (Republicanos/RR).

“A maioria formada pelos três senadores de Roraima deslegitima e desvirtua a missão da Comissão Externa devido ao envolvimento explícito deles na defesa do garimpo dentro da TI Yanomami, atividade criminosa cujas consequências e impactos ficaram evidentes para toda a sociedade brasileira”, disse o Cimi.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x