Política

Após visita indesejada, associação indígena ingressa com pedido ao STF para que senador não retorne à Terra Yanomami

Após a visita do senador Chico Rodrigues (PSB) à Terra Indígena Yanomami na segunda-feira (20), a Urihi – Associação Yanomam ingressou com um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF). O mandado de segurança coletivo é para impedir que o parlamentar volte ao local sozinho. A própria associação confirmou a informação à reportagem.

Nesse sentido, após a formação da comissão, entidades indígenas que representam os indígenas emitiram notas de repúdio ainda no dia 20 de fevereiro.

A visita na terra Yanomami

Além disso, a Urihi, divulgou nota onde avaliou a visita de Chico Rodrigues na região como “indesejada e desrespeitosa”.

“Na manhã desta segunda, lideranças tradicionais da região do Surucucu foram surpreendidos com a visita indesejada e desrespeitosa do senador Chico Rodrigues […] Não aceitamos a presença destes transgressores dentro do nosso território sagrado. Nosso protocolo de consulta deve se consultado e respeitado, mediante ações, decisões e visitas que podem afetar os direitos da população Yanomami”, ressaltou.

Do mesmo modo, a entidade ainda relembrou a fala do senador durante entrevista na última semana, onde chamou indígenas Yanomai de “primitivos“.

“Ao ser entrevistado, o senador Chico Rodrigues utilizou um termo racista e pejorativo, ao se dirigir a população Yanomami como ‘índios primitivos’”, disse.

Além disso, O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) pediu, nesta quinta-feira (23), a revisão dos integrantes da Comissão Externa Temporária. O Senado instalou a comissão para acompanhar a crise Yanomami.

Conforme a entidade, os três senadores de Roraima que integram o colegiado “têm envolvimento explícito na defesa do garimpo”.

Dessa forma, integram a comissão os senadores Chico Rodrigues (PSB/RR, foto), presidente da Comissão; Eliziane Gama (PSD/MA), vice-presidente; Hiran Gonçalves (PP/RR), relator; Humberto Costa (PT/PE); e Mecias de Jesus (Republicanos/RR).

“A maioria formada pelos três senadores de Roraima deslegitima e desvirtua a missão da Comissão Externa devido ao envolvimento explícito deles na defesa do garimpo dentro da TI Yanomami, atividade criminosa cujas consequências e impactos ficaram evidentes para toda a sociedade brasileira”, disse o Cimi.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Ministério Público vai apurar denúncias relacionadas à falta de estrutura na maternidade reinaugurada do Governo

No início desta semana, uma família denunciou a morte de um bebê por falta de…

14 minutos ago

Festejo Intercultural que celebra as tradições indígenas inicia neste sábado, 21, na Comunidade Canauanim, no Cantá

Serão três dias de festa para reunir os povos indígenas e não indígenas. Haverá competições,…

36 minutos ago

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito

2 horas ago

Crianças atendidas no Centro Municipal Integrado de Educação Especial vivenciam passeio inclusivo a cavalo

Crianças exploraram baias onde ficam os cavalos e conheceram um pouco da rotina e cuidados…

3 horas ago

Sindicato dos Profissionais da Enfermagem pede visita do Conselho Regional no Centro de Referência da Mulher

Medida foi tomada após a direção do Centro de Referência encaminhar um documento à Sesau…

3 horas ago

Dia Nacional do Teatro: artistas de Boa Vista celebram conquistas e oportunidades que a arte proporciona

Atores de todas as idades podem expressar o melhor de si e conectam pessoas com…

4 horas ago