Política

Áreas de Livre Comércio para Boa Vista e Bonfim são mantidas em Reforma Tributária

As Áreas de Livre Comércio (ALCs) de Boa Vista e Bonfim foram mantidas no texto da Reforma Tributária aprovado nesta madrugada (7), pela Câmara Federal. A medida alcança as ALCs de todos os estados da Região Norte. A Proposta foi defendida pela deputada federal Helena Lima (MDB).

Leia mais aqui:

“Essa é uma vitória importante para o povo de Roraima. Sem os benefícios das ALCs nossa economia seria gravemente afetada. Prejudicando a geração de empregos e os preços, que hoje são competitivos com o restante do país. Nosso desafio agora é manter o texto inalterado na votação que vai ocorrer no Senado Federal, para que as nossas Áreas de Livre Comércio continuem com os incentivos fiscais”, destacou a parlamentar.

No texto original da reforma tributária ficariam sem alteração somente a Zona Franca de Manaus e o Simples Nacional. O que causaria então prejuízo para Roraima, cuja economia se baseia nos benefícios fiscais das Áreas de Livre Comércio.

Helena Lima ressaltou que ouviu o apelo dos empresários e das entidades ligadas ao setor econômico do Estado. E propôs alteração no texto ao relator da reforma, deputado Agnaldo Ribeiro (PP-PB), que acatou o pedido e manteve o regime diferenciado de tributação das ALCs. Assim, a medida também recebeu o apoio da bancada de Roraima e do presidente do MDB, deputado federal Baleia Rossi, autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45 da reforma tributária.

Desenvolvimento Regional

Em outras palavras, as ALCs são uma extensão da Zona Franca de Manaus. Elas foram criadas para fomentar a economia em regiões fronteiriças da região Norte, com a isenção de tributos como o Imposto de Importação (II), Imposto de Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e Confins – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social.

Além disso, atualmente, oito municípios gozam destes benefícios: Boa Vista e Bonfim. Bem como Guajará-Mirim, em Rondônia; Brasiléia-Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul, no Acre; Tabatinga, no Amazonas; Macapá e Santana, no Amapá.

Principais mudanças

Dessa forma, o objetivo da reforma é simplificar tributos federais, estaduais e municipais. (PP-PB), com a substituição gradual de cinco tributos por dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs), a ser concluída em 2033. “O que nós garantimos foi que, mesmo com essa substituição, o regime tributário que concede incentivos fiscais para Boa Vista e Bonfim será mantido”, esclareceu.

Além disso, a reforma aprovada pela Câmara zera os impostos sobre os produtos que compõem a cesta básica nacional. E cria o cashback (devolução de parte dos tributos para o consumidor final). Por fim, tributa renda e patrimônio, além de aumentar a carga tributária de itens prejudiciais à saúde, como cigarros e álcool.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Governo cria grupo de trabalho para evitar uso do Bolsa Família com apostas online

Nota técnica elaborada pelo Banco Central (BC) mostrou que os beneficiários do auxílio gastaram R$…

7 horas ago

Comerciante é preso no Amazonas suspeito de estuprar duas crianças de 6 e 9 anos que atraiu com bombons em Rorainópolis

Testemunhas presenciaram o acusado chamando crianças para dentro de sua casa ofertando bombons

8 horas ago

Servidora da Maternidade de RR relata falta de vagas em blocos e alimentação para pacientes e acompanhantes: ‘está um caos’

Print de uma mensagem enviada a servidores do local na manhã deste sábado, 28, diz…

9 horas ago

Na maternidade reformada: pacientes ficam em cadeiras após o parto e acompanhantes dormem no chão; veja vídeo

Maternidade foi inaugitada às pressas em campanha eleitoral, antes mesmo da compra dos móveis

11 horas ago

Mulheres ganham 18,7% a menos que homens em Roraima, aponta relatório

Documento reúne informações de 88 empresas roraimenses com 100 ou mais funcionários

12 horas ago

Morre candidato a prefeito de Amajari vítima de atentado

Antonio Etelvino Almeida, o Toinho da Aderr, estava internado na UTI do HGR após ter…

13 horas ago