O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) condenou o assessor do Governo de Roraima, Dennis Pinho da Silva, por divulgar vídeo ofensivo contra Teresa Surita (MDB).
O juiz Marcelo Lima de Oliveira determinou o pagamento de multa no valor de R$ 5 mil. O magistrado entendeu que o funcionário do Governo praticou propaganda antecipada e negativa.
Além disso, o juiz também constatou que a publicação de Dennis Pinho nas redes sociais também contém fake news.
“Ao analisar a mídia juntada aos autos nota-se, claramente, que a mensagem divulgada apresenta nítidos elementos que induzem tratar-se conteúdo falso ou, no mínimo, deturpado, caracterizando as abominadas “ Fake News”, tais como tom efusivo e associação de mensagem de cunho político e de veracidade questionável à pré-candidata Teresa Surita”, escreveu na decisão.
Os advogados da coligação Roraima Muito Melhor entraram com a ação no TRE-RR. Nesse sentido, eles afirmaram que a mensagem apresenta conteúdo que busca desqualificar a figura política de Teresa Surita.
Dennis Pinho é servidor do Governo de Roraima desde o início da atual gestão. Ele trabalhava na Rádio Roraima. Contudo, imagens de suas redes sociais o mostram com frequência no Palácio Senador Hélio Campos. Mais precisamente, na Secretaria de Comunicação.
Em uma das suas publicações, Dennis Pinho aparece nas fotos com o então secretário de Comunicação do Governo, Marcos Marques, mais conhecido como Markinhos Show, hoje chefe de marketing da campanha de Denarium.
Na legenda, o servidor descreve os sentimentos que tem pelo então chefe e pelos colegas de trabalho. Ao final, ele escreve a hash tag #EspalhaNotícias.
“Parceria, amizade, companheirismo, hombridade, seriedade, honestidade são algumas das qualidades destes grandes amigos que os considero #irmãosdeoutramãe“, escreveu.
Atualmente nomeado pela Companhia Energética de Roraima (CERR) como assessor, Dennis recebe, conforme o portal da transparência, um salário de mais de R$ 5 mil.
A redação consultou os dados no último contracheque disponível no sistema, relativo ao pagamento do mês de julho de 2022.
Anteriormente, por conta do mesmo vídeo, a Justiça Eleitoral também proibiu por duas vezes, por meio de liminar, Antonio Denarium (PP), candidato à reeleição, de compartilhar as imagens usando o WhatsApp pessoal.
O juiz relator do caso destacou que deve haver, sobretudo, o respeito no debate democrático.
“Na seara eleitoral, nem tudo é permitido. O debate democrático de ideias exige o respeito a dignidade dos demais candidatos. Críticas aos pré-candidatos são até bem vindas, fazem parte da discussão pública sobre os rumos da sociedade, porém, não podem ser um meio que busca tão somente vilipendiar o adversário”, escreveu.
A redação procurou o servidor Dennis Pinho, assim como a Secretaria de Comunicação do Governo e aguarda posicionamento.
Por Rosi Martins
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…