A Câmara de Vereadores aprovou cinco Projetos de Lei voltados à Educação municipal na sessão desta quarta-feira (27). Agora, os PLs retornam ao Executivo para sanção do prefeito Arthur Henrique (MDB). (Veja sobre o que tratam os projetos e como votou a Casa abaixo)
Os projetos de nº 05, 09, 10, 11 e 12 retornaram à Casa nessa terça-feira (26). O município pediu que a apreciação ocorresse com urgência.
Antes, a prefeitura havia retirado os projetos da Câmara depois que os vereadores não os colocaram em pauta para apreciação nas sessões.
Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sintram), Sueli Cardozo, disse que a Educação do município ganha com as aprovações.
“O Projeto 05 e 0 11, que tratam de contratação de professores e de cuidadores. Com a permissão para contratação de mais 250 cuidadores ajuda a diminuir a sobrecarga de trabalho”, declarou.
Projeto de Nº 05
Trata do aumento de vagas para professores na rede municipal de ensino, permitindo que a prefeitura faça um novo concurso público para pedagogos. Assim que os novos profissionais entrarem em exercício, os professores especializados em Educação Especial seguirão para o atendimento exclusivo das crianças com deficiência. Com isso, será possível reduzir a carga dos cuidadores de 40h para 30h semanais.
Foi aprovado sem emendas com 16 vereadores favoráveis e uma abstenção.
Projeto de Nº 09
Cria a Gratificação de Atividade em Educação Especial (Gaes), direcionada aos pedagogos que atuarão nas turmas que atendem crianças com deficiência. O projeto foi aprovado com unanimidade e uma emenda.
Projeto de Nº 10
Revisa e cria mais de 500 funções gratificadas para os servidores efetivos da educação. Conforme a prefeitura, é uma forma de valorizar e dar mais condições de trabalho para os profissionais envolvidos na gestão da rede e também nas escolas do município, garantindo qualidade no ensino.
Foi aprovado por unanimidade em votação em bloco com os PLS 11 e 12.
Projeto de Nº 11
Permite o aumento de vagas para cuidadores. O município poderá convocar 250 novos cuidadores. Dessa forma, eles serão direcionados às creches e para o atendimento das crianças com deficiência nas escolas.
Foi aprovado por unanimidade em votação em bloco com os PLS 10 e 12.
Projeto de Nº 12
Trata da ampliação da estrutura da Secretaria de Educação. Com a aprovação do projeto serão criados novos departamentos, como por exemplo o de Engenharia.
De acordo com o PL, o departamento vai garantir a construção de novas escolas e o de gestão de pessoas que será aperfeiçoado.
Foi aprovado por unanimidade em votação em bloco com os PLS 10 e 12.
Fonte: Da Redação