Política

Câmara aprova projetos voltados à Educação de Boa Vista

A Câmara de Vereadores aprovou cinco Projetos de Lei voltados à Educação municipal na sessão desta quarta-feira (27). Agora, os PLs retornam ao Executivo para sanção do prefeito Arthur Henrique (MDB). (Veja sobre o que tratam os projetos e como votou a Casa abaixo)

Os projetos de nº 05, 09, 10, 11 e 12 retornaram à Casa nessa terça-feira (26). O município pediu que a apreciação ocorresse com urgência.

Antes, a prefeitura havia retirado os projetos da Câmara depois que os vereadores não os colocaram em pauta para apreciação nas sessões.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sintram), Sueli Cardozo, disse que a Educação do município ganha com as aprovações.

“O Projeto 05 e 0 11, que tratam de contratação de professores e de cuidadores. Com a permissão para contratação de mais 250 cuidadores ajuda a diminuir a sobrecarga de trabalho”, declarou.

Projeto de Nº 05

Trata do aumento de vagas para professores na rede municipal de ensino, permitindo que a prefeitura faça um novo concurso público para pedagogos. Assim que os novos profissionais entrarem em exercício, os professores especializados em Educação Especial seguirão para o atendimento exclusivo das crianças com deficiência. Com isso, será possível reduzir a carga dos cuidadores de 40h para 30h semanais.

Foi aprovado sem emendas com 16 vereadores favoráveis e uma abstenção.

Projeto de Nº 09

Cria a Gratificação de Atividade em Educação Especial (Gaes), direcionada aos pedagogos que atuarão nas turmas que atendem crianças com deficiência. O projeto foi aprovado com unanimidade e uma emenda.

Projeto de Nº 10

Revisa e cria mais de 500 funções gratificadas para os servidores efetivos da educação. Conforme a prefeitura, é uma forma de valorizar e dar mais condições de trabalho para os profissionais envolvidos na gestão da rede e também nas escolas do município, garantindo qualidade no ensino.

Foi aprovado por unanimidade em votação em bloco com os PLS 11 e 12.

Projeto de Nº 11

Permite o aumento de vagas para cuidadores. O município poderá convocar 250 novos cuidadores. Dessa forma, eles serão direcionados às creches e para o atendimento das crianças com deficiência nas escolas.

Foi aprovado por unanimidade em votação em bloco com os PLS 10 e 12.

Projeto de Nº 12

Trata da ampliação da estrutura da Secretaria de Educação. Com a aprovação do projeto serão criados novos departamentos, como por exemplo o de Engenharia.

De acordo com o PL, o departamento vai garantir a construção de novas escolas e o de gestão de pessoas que será aperfeiçoado.

Foi aprovado por unanimidade em votação em bloco com os PLS 10 e 12.

Fonte: Da Redação

Fabrício Araújo

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

3 minutos ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

27 minutos ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

2 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

3 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

3 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

4 horas ago