A Câmara dos Deputados cassou o mandato da deputada federal Flordelis (PSD-RJ) por quebra de decoro. Ao todo, foram 437 votos a favor e apenas 7 contrários, além de 12 abstenções.
A agora ex-deputada ficará inelegível por 8 anos, segundo determinação da Lei da Ficha Limpa.
Ela é acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) de ser a mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.
Antes da decisão do Plenário, no início de junho, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados havia recomendado, por 16 votos a 1, a perda de mandato de Flordelis, em acompanhamento ao parecer do relator Alexandre Leite (DEM-SP).
Todavia, para que a parlamentar perdesse o cargo, era necessário ter a maioria absoluta em votação, ou seja, o voto favorável de 257 deputados, fato que acabou se consumando na data de hoje.
Por sua vez, Flodelis reafirmou ser inocente e que a decisão de julga-la caberia ao povo, e não aos deputados. Ela também disse, caso tivesse o mandato cassado, sairia de cabeça erguida.
“Todos saberão que sou inocente, a minha inocência será provada e vou continuar lutando para garantir a minha liberdade, a liberdade dos meus filhos e da minha família, que está sendo injustiçada”, declarou.
Por UOL Notícias
Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro