Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou nesta quarta-feira, 24, o Projeto de Lei 26/2025 de autoria do Vereador Bruno Perez (MDB), que institui o ‘IPTU Verde’, iniciativa voltada para estimular o uso de tecnologias sustentáveis e medidas de proteção ambiental na capital.
A proposta prevê a concessão de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a contribuintes que adotarem ações que colaborem para a preservação, recuperação e melhoria da qualidade ambiental do município.
De acordo com o texto, o benefício fiscal será tanto a imóveis residenciais quanto comerciais que comprovarem o uso de soluções sustentáveis certificadas pelo poder público municipal. Entre as medidas contempladas, estão:
Segundo Bruno Perez, o IPTU Verde é uma forma de reconhecer o papel do cidadão na construção de uma cidade mais sustentável.
“Ao adotar medidas de energia limpa, reaproveitamento de água ou manter um terreno limpo, o contribuinte ajuda a reduzir impactos ambientais e colabora diretamente para uma Boa Vista mais saudável. O IPTU Verde é um estímulo para que mais pessoas participem dessa transformação”, afirmou o parlamentar.
O projeto prevê que apenas imóveis regularizados junto à administração municipal poderão receber o benefício, exigindo Certidão Negativa de Débitos Tributários, Alvará de construção e Habite-se, quando aplicável.
O desconto poderá ser extinto. Isso caso o proprietário deixe de cumprir as medidas sustentáveis. Ou então, fique inadimplente com o IPTU ou não forneça informações solicitadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além disso, a proposta ainda estabelece que a regulamentação detalhada do programa será feita por meio de decreto do Poder Executivo.
Para Bruno Perez, a criação do IPTU Verde é um passo importante para integrar o desenvolvimento urbano de Boa Vista com a agenda ambiental.
“É preciso entender que sustentabilidade não é um luxo, mas uma necessidade. Com o IPTU Verde, Boa Vista pode se tornar referência em políticas públicas que unem justiça fiscal, responsabilidade ambiental e qualidade de vida aos cidadãos”, destacou.
O projeto destaca que a Prefeitura de Boa Vista deverá regulamentar no que couber a Lei, caso sancionada, inclusive com detalhes dos percentuais de descontos.
Fonte: Da Redação
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca
Elvis Rafael Salcedo Gonzalez, de 25 anos, tinha acabado de sair do sistema prisional quando…
Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília