Política

‘Cartas Marcadas’: Justiça mantém condenação de nove réus e penas somam mais de 100 anos

A Justiça julgou no último dia 11 de abril, nove réus da operação “Cartas Marcadas”, deflagrada em 2016 na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). As penas somam cerca de 122 anos, além de multas. O processo corre em segredo.

Durante a sessão, que ocorreu no Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), dois advogados de defesa fizeram sustentação oral.

A defesa havia solicitado a nulidade das provas, da interceptação, e do mesmo modo, da delação premiada. No entanto, a Justiça negou.

E, como resultado, no mérito, entendeu-se que houve os crimes de lavagem de dinheiro, assim como de formação de quadrilha.

A penas variam entre 6 e 16 anos para os réus. Somente o réu que recebeu 6 anos de condenação cumprirá pena em regime semiaberto. Todos os outros cumprirão em regime inicial fechado. Outros três réus tiveram o julgamento adiado para a sessão seguinte.

Operação Cartas Marcadas

A operação “Cartas Marcadas” do Ministério Público de Roraima (MPRR) apurou o desvio milionário de dinheiro público e lavagem de dinheiro na Casa.

Um dos investigados foi o então deputado Jalser Renier, por organização criminosa formada por servidores públicos, empresas privadas e operadores financeiros, denominados “laranjas”. Esses teriam fraudado processos entre 2010 e 2016.

Conforme a denúncia, o ex-parlamentar foi o principal beneficiado no esquema. Parte dos valores desviados serviu para construir o posto de gasolina da esposa de Jalser, Cinthya Gadelha, uma garagem e uma área de lazer na residência do casal, segundo informou o MPRR.

O órgão apontou que o então deputado “estruturou e aperfeiçoou o esquema criminoso de desvio de recursos públicos”. À época, ele acusou o ministério de atuar por questões pessoais.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Eleições 2024: confira os temas proibidos na propaganda eleitoral

Candidatos devem estar atentos aos tópicos vedados na propaganda

2 horas ago

Sine oferta 89 vagas de emprego para Roraima nesta sexta-feira; confira

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

3 horas ago

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

15 horas ago

É falsa informação que imigrantes invadiram Hospital da Criança durante tiroteio

Imigrantes levaram um ferido ao hospital infantil em busca de atendimento, mas foram orientados a…

15 horas ago

HGR pede comparecimento com urgência de familiares de paciente

Claudiane Alencar Barbosa de 43 anos, está internada no setor de psiquiatria do hospital

15 horas ago