Prefeitura não tem publicado atos referentes aos processos licitatórios - Foto: Divulgação/Prefeitura de Amajari
A Câmara de Amajari abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a falta de transparência da prefeitura. Os vereadores aprovaram a CPI por 6 votos a 2 na sexta-feira (22).
Conforme o documento, a Prefeitura de Amajari não divulga os gastos públicos no portal da transparência, o que dificulta o trabalho de fiscalização dos vereadores.
Compõem a comissão o vereadores Kleudison Wanderley (SD), como presidente, Rodrigo Lago (Pros) na função de relator, e Adriano Novinho (MDB) como membro.
De acordo com o presidente da CPI, a Câmara já enviou diversos requerimentos para a gestão municipal, mas não teve resposta. Por isso, os vereadores decidiram abrir a comissão.
“Hoje não sabemos com o que ela [prefeita Núbia Lima] está gastando no munícipio. Ela não nos responde e não coloca nada no portal da transparência. A prefeitura recebeu muitos recursos, mas não tem ações do próprio munícipio, como obras, por exemplo”, disse.
Ele justifica ainda que a falta de informações causa prejuízo à Câmara, pois não consegue cumprir a função de órgão fiscalizador.
“Com a CPI, os vereadores vão poder executar o trabalho de fiscalizadores. Usamos as ferramentas que a Constituição nos garante, mas a prefeitura não respeita. Para não responder a gente, alguma coisa tem”, falou.
No pedido de abertura da CPI não ficou claro quais processos devem ser solicitados pela Câmara, apenas cita a falta de publicidade dos atos da prefeitura. A comissão tem 90 dias para concluir os trabalhos e apresentar um parecer.
O Roraima em Tempo tenta contato com a Prefeitura de Amajari.
Fonte: Da Redação
Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos
Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo
O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária
Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…