Política

Denarium cria mais uma secretaria no governo

O governador Antonio Denarium pretende criar mais uma secretaria na estrutura do Governo do Estado. A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou o Projeto de Lei (PL) na sessão desta quarta-feira (10).

A nova instituição será denominada de Secretaria Estadual das Cidades, Desenvolvimento Urbano e Gestão de Convênios (SeCidades). Conforme o PL, ela vai substituir a atual Secretaria Extraordinária de Articulação Municipal e Política Urbana (Seampu).

Atualmente, a Seampu tem cerca de 35 servidores e o ex-deputado Luciano Castro é quem comanda a pasta. Ele assumiu o cargo em março deste ano.

A principal função da pasta é promover a aproximação do executivo com as prefeituras. No entanto, com a nova nomenclatura, a secretaria irá criar núcleos de projetos em todos os municípios. Dessa maneira, o quantitativo de funcionários deve aumentar.

Outras secretarias criadas

Em setembro, Denarium criou outras três secretarias na administração estadual. Em uma delas, a Secretaria de Estado Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (Seedis), nomeou a esposa Simone Denarium.

Na outra, a Secretaria de Estado Extraordinária de Relações Federativas (Seerf), nomeou Valdeilson da Silva, conhecido como Deilson Bolsonaro.

Por outro lado, na Secretaria de Estado Extraordinária do Governo Digital (Seegd), Denarium nomeou como titular Paulo César Martins Torres.

Promessa de campanha

No início do governo, Denarium afirmou que, como redução de gastos, reduziria o número de Secretarias de 37 para nove, mais a Casa Civil. Disse ainda que, assim, o número de cargos reduziria, gerando economia para o Estado.

A medida era parte da reforma administrativa prometida durante a campanha de 2018. Denarium disse que enviaria o projeto para a aprovação na ALE-RR em fevereiro de 2019, no entanto, ainda não o fez.

Citado

Em nota, o governo disse que não criou uma nova secretaria, no entanto, alterou o nome e a expansão da finalidade de uma já existente.

Disse ainda que “a medida tem como finalidade o planejamento, organização, coordenação, execução, controle e avaliação das ações do Estado referentes às articulações com os municípios”.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Receita Federal libera consulta ao lote residual do IR; Roraima tem mais de R$ 2 milhões em créditos

Para consultar a restituição basta acessar o site da Receita Federal e clicar no menu…

53 minutos ago

Prefeitura reforça fiscalização em ferros-velhos e sucatões em Boa Vista

A ação acontece regularmente, com objetivo de coibir a compra e venda de materiais furtados

1 hora ago

Janeiro Branco: Boa Vista encerra ações com 1º Simpósio de Saúde Mental

Iniciativa reforça a importância do cuidado contínuo e da atuação integrada da Rede de Atenção…

3 horas ago

Filme de ficção Roraimense será exibido gratuitamente em cinema da capital

Programação faz parte da Mostra Roraima de Filmes, do coletivo Canoa Cultural

4 horas ago

Mãe e filha são assaltadas enquanto faziam entregas no bairro Liberdade

Vítimas estacionaram o carro para aguardar um cliente, quando um homem armado, em uma bicicleta,…

5 horas ago

Em Boa Vista, cerca de 400 toneladas de resíduos são recolhidas diariamente

Serviço de coleta de lixo atende bairros da capital com rotas diurnas e noturnas ao…

5 horas ago