O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), prometeu reavaliar as licenças ambientais para pesca esportiva no Baixo Rio Branco.
A declaração ocorre após uma intensa discussão sobre a licença expedida para a Vilanova Amazon LTDA. Os ribeirinhos são contrários à autorização de 10 anos para a empresa do Paraná.
“Todas as licenças ambientais emitidas serão reavaliadas, e convido a todos para que deem entrada no licenciamento na Fundação do Meio Ambiente [Femarh]”, disse Denarium.
O vídeo com a garantia está sendo compartilhado hoje (28). Na gravação está o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (PC doB).
Denarium fala em ‘solução’
Na gravação, Denarium também prometeu que, em breve, vai até a região se encontrar com os moradores para solucionar a questão.
O Roraima em Tempo mostrou ontem (27) que os moradores da região dizem que a licença para a empresa precisa de autorização do Instituto de Meio Ambiente (Ibama).
De acordo com eles, o Rio Jufari, onde a Vilanova vai praticar a pesca esportiva, pertence à União. É que o rio serve de fronteira entre Roraima e o Amazonas.
Eles falam também que o empresário Victor Vilanova tem proibido a navegação dos ribeirinhos, que dependem da pesca para sobreviver.
Assim que o governo deu a licença, os moradores protestaram e pediram a suspensão. Além disso, cobram uma audiência sobre o assunto.
Em setembro, quando a reportagem procurou o empresário, ele se alterou e chamou os ribeirinhos de “vagabundos”. Logo depois, se desculpou. Mesmo assim, a Femarh manteve a licença.
Fonte: Da Redação