Política

Deputado Hiran Gonçalves é investigado por uso irregular da cota parlamentar

O deputado Hiran Gonçalves (PP) é um dos 29 parlamentares federais investigados por uso irregular de cota parlamentar envolvendo uma empresa contratada com recursos da Câmara e do Senado.

O Ministério Público Federal (MPF) pediu autorização para abertura de inquérito com o objetivo de elucidar “fortes indícios” de suposta utilização irregular da cota para exercício de atividade parlamentar. A relatora do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber deferiu o pedido em outubro de 2020.

As investigações partem de suspeitas envolvendo a empresa “Xeque Mate Comunicação e Estratégia”. A Procuradoria-Geral da República justifica que relatórios técnicos de investigação, bem como documentos e áudios obtidos em diligências de busca e apreensão, quebras de sigilo telefônico, bancário e fiscal, sugerem suspeitas de “um forte esquema de falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro”.

A procuradoria diz ainda que o grupo formava “uma unidade empresarial voltada para a prática de ilícitos, com a utilização de empresas de fachada e de ‘testas de ferro’, possuindo como sócios pessoas com padrão de vida simples”.

Um trecho do relatório aponta que as empresas teriam supostamente prestado serviços a congressistas no período de janeiro de 2014 a junho de 2018, emitindo notas fiscais com “fortes indícios de inconsistências”.

Instauração do inquérito

Para a instauraçãodo inquérito, a ministra argumenta que a Procuradoria-Geral apresentou elementos que fundamentam a “hipótese acusatória, indicativos da possível prática de condutas que, ao menos em tese, amoldam-se à figura penal proscrita no artigo 312 do Código Penal”.

Ou seja, os indícios apontam desvio de verba do chamado Cotão. Sendo assim, deferiu parcialmente o pedido de autorização de inquérito para investigação dos fatos.

A redação tentou contato com o deputado Hiran Gonçalves, mas não obteve retorno.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

20 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

29 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

39 minutos ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

2 horas ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

3 horas ago