Não é de hoje que poucos vereadores de Boa Vista têm uma atuação eficiente. Mesmo sem muito protagonismo em prol da população da capital, vários parlamentares deverão lançar os nomes no pleito desse ano. Dessa forma, pelo menos dez vereadores já se declararam pré-candidatos nessas eleições.
A princípio, o vereador Dr Ilderson (PTB) concorrerá a uma vaga no Senado Federal. Mesmo sendo vereador de primeiro mandato, o médico acredita que poderá chegar a Brasília no próximo ano.
Por outro lado, Thiago Fogaça (PTC), Leonel Oliveira (Solidariedade), Kleber Siqueira (Solidariedade), Gabriel Mota (Republicanos), Albuquerque (Republicanos), Ruan Kenobby (PV) e Regiane Matos (MDB) concorrerão a vagas na Câmara Federal.
Já Idázio da Perfil (MDB), assim como Melquisedek Menezes (União Brasil) buscarão vagas na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
Vereadores envolvidos em polêmicas
Dentre os nomes, vários têm históricos problemáticos. Kleber Siqueira, por exemplo, responde por denúncias envolvendo a empresa de marmitas do sistema prisional e compra de votos nas eleições. Além disso, ele coleciona polêmicas que vão de aparição em festa durante a pandemia para intimidar fiscais da Vigilância Sanitária até a prisão por porte ilegal de arma de fogo.
Do mesmo modo, Ruan Kenobby é outro que já virou manchete devido ao seu comportamento explosivo. No ano passado ele foi denunciado pela companheira por agressão. O parlamentar teria espancado a mulher dentro de um carro durante vários minutos. O caso foi parar na Polícia Civil.
Já Albuquerque, presidente da Comissão de Ética da Câmara, sempre permaneceu estático e calado quando precisou se manifestar para investigar os colegas. Ele é aliado do presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos) e já apoiou a administração municipal em outras gestões.
Desde o episódio em que vereadores se trancaram em um parque aquático, dias antes da votação da mesa diretora em 2020, em troca de dezenas cargos comissionados na ALE, ele mudou de lado.
Afastamento
Apenas um vereador, Idázio da Perfil (MDB), afirmou que se afastará para cuidar da campanha de forma integral. Em seu lugar assumirá o jornalista e presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Boa Vista) Bruno Perez. O apresentador saiu candidato pela primeira vez em 2020 e está como primeiro suplente do MDB.
Da Redação