Urna eletrônica usada nas eleições brasileiras - Divulgação
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontaram que mais 5 mil jovens estão aptos a votar pela primeira vez em Roraima. Então, há 4483 adolescentes de 16 anos aptos para votar pela primeira vez. E, jovens de 17 anos contabilizam 6188.
Assim, a última atualização do portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de janeiro, mostra que o eleitorado com faixa etária de 16 a 17 anos aumentou 14,22% em comparação ao último pleito municipal.
De acordo com a analista judiciária, Iara Calheiros o voto decide o futuro da nação. “Os jovens querem participar da vida política do país. Por meio do voto, a gente pode decidir as políticas que também decidem o rumo do Brasil e da mesma forma, das políticas que vão ser elaboradas e vão retornar como benefícios para a população. Então, esses jovens por meio das campanhas, criaram consciência da atuação na escolha do pleito”, explicou.
Do mesmo modo, Iara falou sobre a importância de ter o titulo de eleitor. “O titulo de eleitor serve para diversas atuações civis. Esse jovem que tira o titulo de eleitor cedo e vai precisar entrar em uma universidade pública, ele já vai estar ok. Alguns empregadores exigem que você tenha título eleitor, ou seja, são diversos atos da vida para que você o tenha”, ressaltou.
A campanha “Bora Votar!”, lançada em 2021, e a Semana do Jovem Eleitor, em 2022, mobilizaram toda a Justiça Eleitoral para incentivar adolescentes a partir de 16 anos incompletos – mas que já teriam essa idade em 2 de outubro – a tirarem o primeiro título.
Essas campanhas repercutiram na mídia do país e entre artistas, atletas, celebridades e influenciadores digitais, que emprestaram a sua voz para convencer o público a acessar a plataforma Título Net na página do TSE e apresentar os documentos necessários para se tornar uma eleitora ou um eleitor.
Um dos pontos altos dessa mobilização foi o tuitaço do dia 16 de março, que contou com a participação dos perfis no Twitter do TSE, dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), de diversos influenciadores digitais, de organizações da sociedade civil e de instituições públicas e privadas.
Fonte: TV Imperial
Título concedido destaca o Pressem como referência em governança, transparência e sustentabilidade
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…