Roraima tem 15 municípios e cada uma das cidades possui suas próprias demandas. Este ano, a população vai às urnas para definir quem será o prefeito, vice-prefeito e os vereadores que vão representá-los pelos próximos anos.
Tanto prefeitos quanto vereadores cuidam do bem-estar social dos habitantes de um município. Além disso, na esfera política e administrativa do país, eles estão mais próximos das necessidades dos moradores. Por isso, devem ter os mandatos acompanhados por todos para que sejam avaliados.
Entenda melhor, qual é o papel dos cargos e a importância de escolher de forma consciente.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), o prefeito é o chefe do Poder Executivo municipal. Ou seja, ele é a pessoa que ocupa o cargo de gestora da cidade.
Assim, durante o mandato, eles devem controlar os gastos do dinheiro público; planejar e concretizar obras públicas; administrar o município por meio da arrecadação de impostos e taxas que servem para custear projetos e programas em diversas áreas. Como limpeza e iluminação pública, serviços de saúde municipal, educação infantil e ensino fundamental, entre outras.
Como resultado, cabe a um prefeito:
Já um vereador, orienta o caminho, ou seja, ele é a ligação entre o povo e a gestão municipal. Ele compõe Poder Legislativo da cidade e, assim como o prefeito, representa a sociedade. Do mesmo modo, é a pessoa que elabora projetos de lei, que depois são votados pela Câmara Municipal.
Também é responsabilidade do vereador fiscalizar os projetos, os programas e as ações da Prefeitura. Principalmente no que diz respeito ao cumprimento da lei e da boa gestão do dinheiro público.
Nesse sentido, é papel principal do vereador é propor, analisar, discutir e votar leis municipais relacionadas a temas como transporte público, educação municipal, serviços de atenção básica à saúde, saneamento e determinados impostos, entre outros temas importantes para a cidade. Vale lembrar que a pessoa que ocupa o cargo de vereador não realiza obras.
Por fim, entre os projetos mais importantes discutidos pelas Câmaras Municipais, está a Lei Orçamentária Anual (LOA). Ela é proposta pelo prefeito, no entanto, pode ser modificada pelos vereadores e que define como os recursos financeiros serão aplicados pela Prefeitura no exercício financeiro do ano seguinte.
Vale lembrar que o total de vagas para a Câmara de Vereadores depende do tamanho da população de cada cidade. Na capital, Boa Vista, por exemplo, são 23 vereadores.
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…