Urna Eeletrônica - Foto: Antonio Augusto/TSE
Roraima tem 15 municípios e cada uma das cidades possui suas próprias demandas. Este ano, a população vai às urnas para definir quem será o prefeito, vice-prefeito e os vereadores que vão representá-los pelos próximos anos.
Tanto prefeitos quanto vereadores cuidam do bem-estar social dos habitantes de um município. Além disso, na esfera política e administrativa do país, eles estão mais próximos das necessidades dos moradores. Por isso, devem ter os mandatos acompanhados por todos para que sejam avaliados.
Entenda melhor, qual é o papel dos cargos e a importância de escolher de forma consciente.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), o prefeito é o chefe do Poder Executivo municipal. Ou seja, ele é a pessoa que ocupa o cargo de gestora da cidade.
Assim, durante o mandato, eles devem controlar os gastos do dinheiro público; planejar e concretizar obras públicas; administrar o município por meio da arrecadação de impostos e taxas que servem para custear projetos e programas em diversas áreas. Como limpeza e iluminação pública, serviços de saúde municipal, educação infantil e ensino fundamental, entre outras.
Como resultado, cabe a um prefeito:
Já um vereador, orienta o caminho, ou seja, ele é a ligação entre o povo e a gestão municipal. Ele compõe Poder Legislativo da cidade e, assim como o prefeito, representa a sociedade. Do mesmo modo, é a pessoa que elabora projetos de lei, que depois são votados pela Câmara Municipal.
Também é responsabilidade do vereador fiscalizar os projetos, os programas e as ações da Prefeitura. Principalmente no que diz respeito ao cumprimento da lei e da boa gestão do dinheiro público.
Nesse sentido, é papel principal do vereador é propor, analisar, discutir e votar leis municipais relacionadas a temas como transporte público, educação municipal, serviços de atenção básica à saúde, saneamento e determinados impostos, entre outros temas importantes para a cidade. Vale lembrar que a pessoa que ocupa o cargo de vereador não realiza obras.
Por fim, entre os projetos mais importantes discutidos pelas Câmaras Municipais, está a Lei Orçamentária Anual (LOA). Ela é proposta pelo prefeito, no entanto, pode ser modificada pelos vereadores e que define como os recursos financeiros serão aplicados pela Prefeitura no exercício financeiro do ano seguinte.
Vale lembrar que o total de vagas para a Câmara de Vereadores depende do tamanho da população de cada cidade. Na capital, Boa Vista, por exemplo, são 23 vereadores.
Fonte: Da Redação
Eles cumprem penas pelos crimes de lesão corporal dolosa, posse irregular de arma de fogo…
Crime aconteceu na madrugada do dia 28 de março, durante uma festa no Centro de…
Vítima desapareceu na última quarta-feira, 2, e foi encontrada no dia seguinte, quando relatou sobre…
Mulher aguarda há mais de 20 dias pelo procedimento conhecimento como "ponte de safena". Segundo…
Medida é motivada pela falta de indícios sobre a aeronave. Salvaero Amazônico chegou a ser…
Essa é a terceira vez que os estudantes do Colégio Militarizado Wanda David Aguiar têm…