Eleições 2024: TRE-RR abre inscrições para mesários voluntários

Interessados podem devem ser maiores de 18 anos. Cadastro deve ser feito no Portal da Justiça Eleitoral Roraimense

Eleições 2024: TRE-RR abre inscrições para mesários voluntários
Mesário durante as eleições – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-R) abriu inscrições para os interessados em ser mesário voluntário e participar das eleições de 2024.

Assim, a função é importante e contribui para o fortalecimento da democracia. Para participar, basta ser maior de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Acesse o Link – Mesário Voluntário.

De acordo com Paulo Cezar, desenvolvedor do sistema e coordenador de desenvolvimento e arquitetura de dados do TRE-RR, os mesários tem uma função essencial nas eleições.

“No dia da eleição, a mesária voluntária e o mesário voluntário são o reflexo da própria democracia. Essas pessoas controlam o fluxo na seção eleitoral, que começa com a chegada dos eleitores e organização da fila, realizam a conferência de documentos de identificação do eleitor no caderno de votação e também são responsáveis pelo preenchimento da ata de votação e da ata da mesa receptora, na qual devem ser registradas todas as ocorrências ao longo do dia da eleição. Para quem atua, é um sentimento de dever cumprido.”, afirmou.

Contudo, não podem se inscrever: candidatas, candidatos e respectivos cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; assim como autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo; e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

Vantagens de ser mesário nas eleições

Além de contribuir para a lisura do processo eleitoral e democrático do país, as mesárias voluntárias e os mesários voluntários têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, bem como acompanhar de perto a realização das eleições brasileiras.

Além disso, o trabalho não tem remuneração, no entanto há vantagens para incentivar eleitores e eleitoras a se candidatarem à função:

  • Direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem perder o salário (Lei 9.504/1997);
  • Auxílio-alimentação para o dia da eleição;
  • Horas complementares de cursos em instituições de ensino superior, conveniadas com o TRE-RR;
  • Isenção da taxa de inscrição em concurso público do Estado de Roraima (Lei nº 1.561/2021);
  • Vantagem de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital.

Por fim, o TRE-RR ressalta que folgas devem ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição em que o mesário voluntário estiver trabalhando.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x