Em carta, Hutukara desmente embaixada brasileira e critica governo Bolsonaro

Para a entidade, a representação faz entender “falsamente” trabalho exemplar no combate ao garimpo

Em carta, Hutukara desmente embaixada brasileira e critica governo Bolsonaro
Líder indígena aponta desmonte dos órgãos de proteção como responsáveis pelos conflitos com garimpeiros – Divulgação

A Hutukara Associação Yanomami desmentiu afirmação feita pela Embaixada Brasileira que sugeriu atuação exemplar do governo Bolsonaro contra garimpeiros em terras indígenas. Uma carta foi encaminhado ao deputado Raúl Grijalva, presidente do Comitê de Recursos naturais da Câmara de Representantes dos Estados Unidos.

Conforme o presidente da entidade, Davi Kopenawa, o documento foi enviada após contestação da Embaixada do Brasil em Washington sobre uma reportagem da rede de notícias BBC que foi compartilhada pelo deputado nas redes sociais.

No material, o parlamentar democrata denunciava o assédio do garimpo aos povos indígenas no Brasil, com principal ênfase aos ataques recentes sofridos pelos Yanomami. Em resposta, a embaixada brasileira encaminhou um documento no qual afirmou o compromisso do governo brasileiro com a proteção dos povos indígenas.

Além disso, o órgão assegurou a defesa dos Yanomami e sugeriu que o país tem sido exemplar na luta contra a atividade garimpeira. Por sua vez, Davi Kopenawa afirmou que a embaixada faz entender “falsamente” que o trabalho realizado pelo governo no combate ao garimpo tem sido excelente.

“Cumpre nos informar que as operações a que o sr embaixador Nestor Forster faz referencia em sua carta resumiram-se a incursões pontuais e ate o momento não compreenderam todas as regiões e comunidades afetadas. Uma vez encerradas, o garimpo volta a funcionar normalmente, de modo que a maioria dos núcleos garimpeiros ilegais no interior das terras indígenas permanece ativo”, diz trecho da carta.

Kopenawa esclarece ainda que o desmonte dos órgãos do estado responsáveis pela proteção dos povos indígenas e meio ambiente, assim como a política anti-indígena do Governo Bolsonaro tem resultado no aumento considerável do garimpo ilegal no país.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x