Política

Em carta, Hutukara desmente embaixada brasileira e critica governo Bolsonaro

A Hutukara Associação Yanomami desmentiu afirmação feita pela Embaixada Brasileira que sugeriu atuação exemplar do governo Bolsonaro contra garimpeiros em terras indígenas. Uma carta foi encaminhado ao deputado Raúl Grijalva, presidente do Comitê de Recursos naturais da Câmara de Representantes dos Estados Unidos.

Conforme o presidente da entidade, Davi Kopenawa, o documento foi enviada após contestação da Embaixada do Brasil em Washington sobre uma reportagem da rede de notícias BBC que foi compartilhada pelo deputado nas redes sociais.

No material, o parlamentar democrata denunciava o assédio do garimpo aos povos indígenas no Brasil, com principal ênfase aos ataques recentes sofridos pelos Yanomami. Em resposta, a embaixada brasileira encaminhou um documento no qual afirmou o compromisso do governo brasileiro com a proteção dos povos indígenas.

Além disso, o órgão assegurou a defesa dos Yanomami e sugeriu que o país tem sido exemplar na luta contra a atividade garimpeira. Por sua vez, Davi Kopenawa afirmou que a embaixada faz entender “falsamente” que o trabalho realizado pelo governo no combate ao garimpo tem sido excelente.

“Cumpre nos informar que as operações a que o sr embaixador Nestor Forster faz referencia em sua carta resumiram-se a incursões pontuais e ate o momento não compreenderam todas as regiões e comunidades afetadas. Uma vez encerradas, o garimpo volta a funcionar normalmente, de modo que a maioria dos núcleos garimpeiros ilegais no interior das terras indígenas permanece ativo”, diz trecho da carta.

Kopenawa esclarece ainda que o desmonte dos órgãos do estado responsáveis pela proteção dos povos indígenas e meio ambiente, assim como a política anti-indígena do Governo Bolsonaro tem resultado no aumento considerável do garimpo ilegal no país.

Fonte: Da Redação

Minervaldo Lopes

Recent Posts

Melhorias na infraestrutura e mobilidade urbana chegam aos bairros 13 de Setembro e Caranã

Obras de pavimentação e drenagem estão entre as melhorias na mobilidade urbana em diferentes regiões…

31 minutos ago

Segunda edição do Concurso Nacional Unificado terá 3.352 vagas; veja datas

Lançamento do edital e início das inscrições estão previstos para julho e a prova objetiva,…

1 hora ago

Prorrogado: prazo para pedir isenção da inscrição do Enem 2025 termina dia 2 de maio

Quem deseja fazer o Exame de graça deve solicitar a isenção da taxa por meio…

2 horas ago

Sine oferta 40 vagas para Roraima nesta terça-feira, 29

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira

3 horas ago

Inscrições para o Encceja 2025 terminam sexta-feira

Exame certifica quem não concluiu ensino na idade certa

16 horas ago