Teresa Surita na Rádio 93 FM - Foto: Gabriel Cavalcante/Roraima em Tempo
A candidata ao Governo de Roraima, Teresa Surita (MDB), foi a 4ª a participar da rodada de entrevistas promovida pela Rádio 93 FM na tarde desta quarta-feira (28).
Conforme Teresa, em 2013, Boa Vista estava entre as capitais com a pior educação do Brasil. E que, enquanto prefeita, a cidade chegou no 5º lugar da categoria no país.
“Hoje, Roraima tem a pior educação do Brasil. Você anda no interior, as escolas estão fechadas. Você vai em comunidade indígena, não tem escola. Aqui em Boa Vista, escolas importantes fechadas”, destacou.
Na oportunidade, ela criticou a estrutura de unidades de ensino do Estado. Para ela, Roraima vive uma realidade dramática.
“Os depoimentos que eu ouvi das mães por onde eu andei, são depoimentos muito tristes. As mães se preocupam muito porque existem lugares que as crianças, os jovens, há três anos não têm aula. Existem lugares de comunidades indígenas que as crianças aprendem sentadas no chão. Existem escolas que não têm o professor, não tem merenda, e os jovens precisam ser dispensados mais cedo”, explicou.
Como solução para os problemas apontados, Teresa propôs iniciativas como escolas de idiomas e empreendedorismo, bem como intercâmbio no exterior para alunos com melhor desempenho. “São vários atrativos que estamos colocando nas escolas para que os jovens queiram ir para a escola”, falou.
A candidata apresentou seu plano de governo para a Saúde de Roraima. Ela afirmou que vai construir uma maternidade na zona Oeste de Boa Vista, transformar o Coronel Mota em um hospital de especialidades, ampliar o Hospital das Clínicas e converter o Cosme e Silva em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Teresa garantiu que irá construir um Hospital da Criança em Rorainópolis, na região Sul de Roraima. A região tem mais de 50 mil moradores e a unidade infantil de Boa Vista atende pessoas de todo o Estado. A iniciativa proporcionará atendimento mais perto de casa para s crianças e vai desafogar o hospital infantil da capital.
“Nós vamos transformar o Cosme e Silva em uma UPA, que são esses atendimentos emergenciais. Do mesmo modo, vamos construir uma no Três Corações [Amajari] para poder atender o pessoal do Norte e vamos criar um complexo de saúde em Rorainópolis. Inclusive, construindo um Hospital da Criança, porque tem que atender as crianças do interior”, disse.
Além disso, durante a entrevista, Teresa reafirmou o seu apoio ao agronegócio. Por fim, ela ressaltou que está preparada para exercer o cargo de governadora.
“Meu plano de Governo está aqui. Eu ando abraçada com ele para baixo e para cima para poder mostrar para as pessoas o quanto ele é bom e o quanto é possível a gente mudar todas as áreas”, falou.
Fonte: Da Redação
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…
Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…
Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos
Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online
Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…
Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…