Política

Em entrevista à 93 FM, Teresa Surita reafirma compromisso em resgatar educação e saúde de Roraima: ‘é possível’

A candidata ao Governo de Roraima, Teresa Surita (MDB), foi a 4ª a participar da rodada de entrevistas promovida pela Rádio 93 FM na tarde desta quarta-feira (28).

Conforme Teresa, em 2013, Boa Vista estava entre as capitais com a pior educação do Brasil. E que, enquanto prefeita, a cidade chegou no 5º lugar da categoria no país.

“Hoje, Roraima tem a pior educação do Brasil. Você anda no interior, as escolas estão fechadas. Você vai em comunidade indígena, não tem escola. Aqui em Boa Vista, escolas importantes fechadas”, destacou.

Na oportunidade, ela criticou a estrutura de unidades de ensino do Estado. Para ela, Roraima vive uma realidade dramática.

“Os depoimentos que eu ouvi das mães por onde eu andei, são depoimentos muito tristes. As mães se preocupam muito porque existem lugares que as crianças, os jovens, há três anos não têm aula. Existem lugares de comunidades indígenas que as crianças aprendem sentadas no chão. Existem escolas que não têm o professor, não tem merenda, e os jovens precisam ser dispensados mais cedo”, explicou.

Como solução para os problemas apontados, Teresa propôs iniciativas como escolas de idiomas e empreendedorismo, bem como intercâmbio no exterior para alunos com melhor desempenho. “São vários atrativos que estamos colocando nas escolas para que os jovens queiram ir para a escola”, falou.

Saúde

A candidata apresentou seu plano de governo para a Saúde de Roraima. Ela afirmou que vai construir uma maternidade na zona Oeste de Boa Vista, transformar o Coronel Mota em um hospital de especialidades, ampliar o Hospital das Clínicas e converter o Cosme e Silva em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Teresa garantiu que irá construir um Hospital da Criança em Rorainópolis, na região Sul de Roraima. A região tem mais de 50 mil moradores e a unidade infantil de Boa Vista atende pessoas de todo o Estado. A iniciativa proporcionará atendimento mais perto de casa para s crianças e vai desafogar o hospital infantil da capital.

“Nós vamos transformar o Cosme e Silva em uma UPA, que são esses atendimentos emergenciais. Do mesmo modo, vamos construir uma no Três Corações [Amajari] para poder atender o pessoal do Norte e vamos criar um complexo de saúde em Rorainópolis. Inclusive, construindo um Hospital da Criança, porque tem que atender as crianças do interior”, disse.

Agricultura e garimpo

Além disso, durante a entrevista, Teresa reafirmou o seu apoio ao agronegócio. Por fim, ela ressaltou que está preparada para exercer o cargo de governadora.

“Meu plano de Governo está aqui. Eu ando abraçada com ele para baixo e para cima para poder mostrar para as pessoas o quanto ele é bom e o quanto é possível a gente mudar todas as áreas”, falou.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

1 hora ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

2 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

2 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

3 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

5 horas ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

6 horas ago