Ex-deputado Jalser Renier pede indenização de meio milhão por ter sido algemado durante prisão

Renier foi preso em outubro de 2021, mas liberado dias depois porque gozava de imunidade parlamentar

Ex-deputado Jalser Renier pede indenização de meio milhão por ter sido algemado durante prisão
Jalser preso em 2021 por ordem da Justiça de Roraima – Foto: Reprodução

O ex-deputado Jalser Renier (SD) pediu indenização de R$ 500 mil por ter sido algemado durante prisão na Operação Pulitzer II. Ele alega que o Estado abusou da autoridade, pois ele não se negou a cumprir com as ordens dos agentes da Polícia Civil.

Apontado como responsável por orquestrar o sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos, Renier foi preso em 1º de outubro de 2021. A prisão ocorreu quase um ano após o crime e também depois das prisões de policiais militares envolvidos no caso.

“Não bastasse a privação de sua liberdade, aquele foi motivo de zombaria em razão do uso indevido das algemas, fatos estes que lhe geraram uma inquietação pessoal, ante a vexatória humilhação promovida pelo requerido”, diz trecho de argumentação da defesa em processo que tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública.

Além disso, Renier incluiu o gasto com custa e honorários de seus advogados. No entanto, em decisão inicial, o juiz Luiz Alberto de Morais Junior deu prazo de 15 dias para que Jalser “comprove o pagamento das custas de ingresso”.

Em fevereiro deste ano, Jalser Renier teve o mandato cassado. Principal suspeito de arquitetar o sequestro do jornalista Romano dos Anjos, ele perde a cadeira na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) por quebra de decoro.

Operações

As investigações duraram quase um ano até que a Polícia Civil deflagrasse a primeira operação, a Pulitzer. Em 16 de setembro de 2021, o MP e polícias Civil e Militar prenderam os seis policiais militares e o ex-servidor da ALE-RR.

Já no dia 1º de outubro, o MP deflagrou a segunda fase da operação e prendeu Jalser Renier. Além de prender mais três militares investigados pela força-tarefa criada para elucidar o caso.

Três dias depois, os deputados estaduais se reuniram e decidiram, por unanimidade, manter a prisão do parlamentar.

Entretanto, no dia 6 de outubro, o Superior Tribunal e Justiça (STJ), com justificativa de imunidade parlamentar, concedeu liberdade a Renier com uso de tornozeleira eletrônica.

Da mesma forma, no dia 26 do mesmo mês, o MP denunciou o deputado Jalser Renier (SD) por oito crimes no caso Romano dos Anjos.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bernardo Arcilou Rodrigues da Silva

Era pra ter pego erá peia bem dada

1
0
Would love your thoughts, please comment.x