Ex-secretário da Saúde do governo Denarium é expulso de serviço público pela CGU após ser acusado de direcionar licitação na pandemia de Covid-19

Élcio Franco era secretário-executivo do Ministério da Saúde. A penalidade decorreu de um processo administrativo

Ex-secretário da Saúde do governo Denarium é expulso de serviço público pela CGU após ser acusado de direcionar licitação na pandemia de Covid-19
Antonio Denarium e Élcio Franco – Foto: Ascom Sesau

A Controladoria-Geral da União (CGU) destituiu o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Élcio Franco, que também é ex-secretário da Saúde do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas). A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (7).

A penalidade decorreu de Processo Administrativo Disciplinar (PADs) que apurou responsabilidade sobre irregularidades na contratação de seguro internacional na pandemia de Covid-19.

Franco é acusado de ter direcionado a contratação do seguro-vacina para uma seguradora. Além disso, ele delegou outra pessoa ao serviço público de fazer a pesquisa de mercado.

Élcio assumiu a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima em abril de 2018, após o médico Ailton Vanderley pedir demissão do cargo e relatar corrupção sistêmica na pasta. Franco saiu em 2019 e foi substituído pela atual secretária, Cecília Lorenzon.

A decisão também atinge o então diretor de Logística em Saúde, Roberto Ferreira Dias. Ele é acusado de ter dado prosseguimento à contratação sem a devida justificativa para preço e pesquisa de mercado.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x