Governador Antonio Denarium - Foto: Agência Senado
O julgamento do recurso do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP) está marcado para a próxima terça-feira, 26. O chefe do Executivo governa sob liminar há dois anos, após ter tido o mandato cassado no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).
O processo chegou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em janeiro de 2024 e entrou em pauta no dia 13 de agosto do mesmo ano, sob a relatoria da ministra Isabel Galotti. Os advogados fizeram sustentação e a relatora leu o relatório. Ficou faltando apenas os votos dos ministros para decidir se aceitam ou não o recurso. No entanto, sem dar explicação, a presidente do TSE, ministra Carmem Lúcia suspendeu o julgamento.
Em 20 de agosto do ano passado, a ministra chegou a pautar novamente o processo. Mas, surpreendentemente, retirou de pauta poucas horas antes de iniciar o julgamento, que ficou parado desde então.
Nos bastidores fala-se muito em movimentações e articulações superiores para atrasar a conclusão do julgamento, no entanto, o processo está suspenso há um ano e os ministros tiveram tempo mais que suficiente para analisar os detalhes. Portanto, não há justificativa para um pedido de vista ou uma nova suspensão.
O assunto se intensificou com a viagem do governador de Roraima à Brasília (a segunda desde que a retomada do julgamento foi marcada). Ele publicou fotos com o presidente nacional de seu partido. Nos bastidores, fontes dizem que Denarium pediu sua ajuda com relação ao julgamento.
Além disso, estaria buscando um acordo para que haja um pedido de vista e, assim, atrasar ainda mais o processo que já foi suspenso e retirado de pauta.
Da Redação
Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas
Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente
Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…