Política

Funai se manifesta e se diz preocupada sobre ida de Chico Rodrigues sem autorização à Terra Yanomami

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) publicou nota nesta sexta-feira (24) sobre a ida do senador Chico Rodrigues (PSB) à Terra Yanomami na última segunda-feira (20).

Conforme a nota, a Funai disse que recebeu com preocupação a noticia. E, disse também que ela aconteceu sem comunicação prévia e sem noticias sobre a programação o que vai de desacordo com com a Portaria Conjunta e também com a aprovação dos indígenas.

Do mesmo modo, a Funai disse que recebeu cartas da Hutukara Associação Yanomami (HAY), da Urihi Associação Yanomami (UAY) e Conselho Indígena de Roraima (CIR) sobre o deslocamento do parlamentar. Assim, a Funai comunicou o Ministério dos Povos Indígenas (MPI). Além disso, solicitou para que ocorra o aviso de entrada nas terras indígenas no congresso.

Relembre

O senador Chico Rodrigues visitou a Terra Indígena e assim foi muito criticado por organizações que representam indígenas. Ele é o presidente da Comissão Temporária sobre a situação dos Yanomami. Os senadores Mecias de Jesus (Republicanos) e Hiran Gonçalves (PP) também estão na comissão.

“indesejada e desrespeitosa”

A Urihi Associação Yanomai divulgou nota onde avaliou a visita de Chico Rodrigues na região como “indesejada e desrespeitosa”.

“Na manhã desta segunda, lideranças tradicionais da região do Surucucu foram surpreendidos com a visita indesejada e desrespeitosa do senador Chico Rodrigues […] Não aceitamos a presença destes transgressores dentro do nosso território sagrado. Nosso protocolo de consulta deve se consultado e respeitado, mediante ações, decisões e visitas que podem afetar os direitos da população Yanomami”, ressaltou.

A entidade ainda relembrou a fala do senador durante entrevista na última semana, onde chamou indígenas Yanomai de “primitivos“.

“Ao ser entrevistado, o senador Chico Rodrigues utilizou um termo racista e pejorativo, ao se dirigir a população Yanomami como ‘índios primitivos’”, disse.

Organizações pedem afastamento de senadores

Por fim, após repercussão da eleição que determinou a composição da Comissão Temporária sobre a Situação dos Yanomami, várias organizações de representação indígena repudiaram a presença dos senadores Chico Rodrigues, Mecias de Jesus e Hiran Gonçalves por serem “favoráveis à mineração ilegal”.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

49 minutos ago

SESI-RR promove a 2ª Corrida Nacional em Boa Vista com inscrições até 31 de março

Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…

2 horas ago

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

12 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

13 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

14 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

17 horas ago