O governador Antonio Denarium (PP) sancionou a Lei que autoriza o empréstimo de R$ 805,7 milhões para o Governo de Roraima. A sanção está no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 19.
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei (PL) no dia 17 em sessão na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
Denarium enviou o pedido à Casa Legislativa no dia 9 deste mês. Conforme a mensagem governamental, o empréstimo serviria para Infraestrutura, Segurança, Saúde e Gestão e Economia.
“Apesar dos avanços fiscais alcançados pelo Estado nos últimos anos, ainda enfrentamos desafios relacionados à composição das despesas públicas. O aumento das despesas correntes e a restrição das despesas de capital em um cenário de recursos limitados e concorrência orçamentária destacam a necessidade de buscar fontes de recursos alternativas e sustentáveis”, destaca o documento.
No Projeto de Lei, o governador não especificou em que exatamente vai usar o valor do empréstimo. No entanto, durante a votação, deputados justificaram o voto alegando queda na arrecadação e no repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) por parte do Governo Federal.
“A gente se vê diante de uma crise. Uma crise não causada pelo Estado de Roraima. A crise que nós vivemos hoje é causada pelo Governo Federal com relação à liberação de recursos para os Estados. E não é só Roraima. E também uma crise nossa interna devido a questão de garimpo, de comércio, uma série de questões. Não vem se gastando dinheiro a mais. O que há é que a arrecadação vem cada vez menor”, disse.
Apesar disso, o governador enviou R$ 11 milhões em crédito suplementar para a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O envio está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 11 de outubro, publicado então na terça-feira (17), após a aprovação do empréstimo.
De acordo com o documento, assinado pelo próprio governador, o crédito suplementar é devido ao excesso de arrecadação.
A publicação, não especifica em que a Assembleia irá aplicar esse valor extra que o Governo de Roraima enviou.
Fonte: Da Redação
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Doação foi mediada pelo Tribunal de Justiça e formalizada durante a abertura da 2ª Semana…
Serão 8,3km de asfaltamento na estrada que dá acesso ao parque aquático AquaMak
Governador de Roraima foi denunciado por crimes de responsabilidade, como abuso de poder político e…
Continente africano registra maiores taxas desse tipo de crime
Última edição ocorreu nesse fim de semana no bairro Silvio Leite. Ação itinerante retorna em…