Política

Governador usa WhatsApp pessoal para denegrir imagem de Teresa Surita e Justiça o proíbe de divulgar vídeo

O governador Antonio Denarium (PP) utilizou o seu WhatsApp pessoal para divulgar vídeo em que tenta desqualificar a imagem de Teresa Surita (MDB), sua principal concorrente nas eleições deste ano. Por conta disso, a Justiça Eleitoral o proibiu de compartilhar novamente a mídia.

O juiz relator do caso, Marcelo Lima de Oliveira assinou a decisão, tomada em caráter liminar pela gravidade da ação. O magistrado destacou que deve haver, sobretudo, o respeito no debate democrático.

“Na seara eleitoral, nem tudo é permitido. O debate democrático de ideias exige o respeito a dignidade dos demais candidatos. Críticas aos pré-candidatos são até bem vindas, fazem parte da discussão pública sobre os rumos da sociedade, porém, não podem ser um meio que busca tão somente vilipendiar o adversário”, escreveu.

O vídeo que o governador enviou em lista de transmissão diz que Teresa é perseguidora, rancorosa. Conforme o juiz, “a mensagem compartilhada na rede social Whatsapp possui forte apelo publicitário de caráter negativo”.

“Ademais, resta claro a intenção do autor da mensagem em associar a imagem da pré-candidata a práticas antiéticas e arbitrárias, imputando-lhe fato de caráter ofensivo, situação esta que, ao menos inicialmente, não condiz com o justo debate de ideias”, afirmou o magistrado.

Logo após tomar conhecimento do vídeo agressivo, o MDB-RR entrou com a representação na Justiça através dos advogados Emerson Luís Delgado Gomes e Hanna Gonçalves.

Influência nas eleições

O vídeo compartilhado pelo governador, pode influenciar o resultado das eleições. Pois ele tenta fazer as pessoas pensarem de forma negativa sobre sua concorrente.

O juiz considerou a proximidade da data das eleições como mais um risco, pois o período para julgar casos como esses fica mais curto.

“O perigo de dano e o risco ao resultado útil do processo também está evidenciado, uma vez que a data das eleições se aproxima e não é possível esperar o trânsito em julgado, o que só permitirá que a propaganda proibida permaneça produzindo efeitos para o pleito 2022”.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

7 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

9 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

11 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

12 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

13 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

13 horas ago