
O Governo de Roraima abiu um processo para comprar novilhas da raça Girolando através da Secretaria de Licitação e Contração (Selc) e pretende investir cerca de R$ 85 milhões.
A contratação ocorre pela modalidade Pregão Presencial sob o Sistema de Registro de Preços. Participam do processo as secretarias de Agricultura, dos Povos Indígenas, bem como o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater).
O edital exige que as novilhas devem ter idade de 18 a 36 meses e peso mínimo de 300 kg. Além disso, elas precisam ter prenhez confirmada de touro de raça leiteira.
O Governo vai utilizar os animais na reprodução e produção leiteira, para apoio da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira em propriedades da agricultura familiar.
O dobro
O valor da contratação é mais que o dobro que da anterior, lançada em novembro de 2023, quando o Estado então conduziu a licitação por R$ 40 milhões.
À época, o Governo justificou que a “produção local de leite e derivados não atende a demanda da população roraimense. Sendo que grande parte dos produtos lácteos comercializados são oriundos de outros estados”.
A empresa vencedora da licitação tem sede no município de Lauro de Freitas, interior da Bahia (BA). E na licitação atual, a mesma já apresentou documentos na concorrência.
Fonte: Da Redação