Política

Governo de Roraima propõe criar mais uma Secretaria

O Governo de Roraima pretende criar mais uma Secretaria. O governador Antonio Denarium (PP) enviou para a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), um Projeto de Lei (PL). A mensagem governamental está no Diário oficial do dia 3.

A nova Pasta será denominada como Secretaria de Estado de Licitação e Contratação (SELC). Assim, na mesma lei, o Governo deve extinguir a Comissão Permanente de Licitação (CPL).

A CPL dispõe de 31 cargos. Todos comissionados. Entretanto, com a mudança, o Governo cria mais 113 novos cargos comissionados. O impacto é de R$ 2,2 milhões a mais no orçamento do Estado. A reportagem questionou se o Estado pretende realizar concurso público para a Pasta.

Extinção de CSL’s

O Projeto de Lei também faz mudanças nas Secretarias de Saúde, Educação e Infraestrutura. Com a aprovação dos deputados, as Comissões Setoriais de Licitação (CSLs) destas Pastas ficam extintas.

Contudo, passam a fazer parte da nova Secretaria de Licitação. Elas passam a se chamar Coordenadoria Setorial de Licitação e Contratação (COSELC) e receberão mais cargos comissionados.

Denarium criou secretaria para a primeira-dama

Em setembro de 2021, o governador também criou outras três secretarias. Uma delas, a de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (Seedis) foi criada especialmente para a sua esposa, Simone Denarium.

As outras são a Secretaria de Estado Extraordinária de Relações Federativas (Seerf), bem como a Secretaria de Estado Extraordinária de Governo Digital (Seegd).

Em fevereiro deste ano, o governador criou a Secretaria de Estado Extraordinária de Atração de Investimentos (Seeai). Ela ficou sob o comando de seu amigo empresário Aluizio Nascimento.

Reforma administrativa

No início do primeiro mandato, Denarium afirmou que, como redução de gastos, reduziria o número de secretarias de 37 para 9, mais a Casa Civil. Disse ainda que, assim, o número de cargos reduziria, gerando economia para o Governo.

O governador disse ainda que enviaria a reforma administrativa para aprovação na ALE-RR em fevereiro de 2019, fato que nunca ocorreu.

Em contrapartida, em janeiro de 2021 o Governo, com o apoio da Assembleia, criou cerca de 1.500 novos cargos comissionados na estrutura governamental.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

10 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

11 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

12 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

15 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

16 horas ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

17 horas ago