Política

Governo de Roraima propõe criar mais uma Secretaria

O Governo de Roraima pretende criar mais uma Secretaria. O governador Antonio Denarium (PP) enviou para a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), um Projeto de Lei (PL). A mensagem governamental está no Diário oficial do dia 3.

A nova Pasta será denominada como Secretaria de Estado de Licitação e Contratação (SELC). Assim, na mesma lei, o Governo deve extinguir a Comissão Permanente de Licitação (CPL).

A CPL dispõe de 31 cargos. Todos comissionados. Entretanto, com a mudança, o Governo cria mais 113 novos cargos comissionados. O impacto é de R$ 2,2 milhões a mais no orçamento do Estado. A reportagem questionou se o Estado pretende realizar concurso público para a Pasta.

Extinção de CSL’s

O Projeto de Lei também faz mudanças nas Secretarias de Saúde, Educação e Infraestrutura. Com a aprovação dos deputados, as Comissões Setoriais de Licitação (CSLs) destas Pastas ficam extintas.

Contudo, passam a fazer parte da nova Secretaria de Licitação. Elas passam a se chamar Coordenadoria Setorial de Licitação e Contratação (COSELC) e receberão mais cargos comissionados.

Denarium criou secretaria para a primeira-dama

Em setembro de 2021, o governador também criou outras três secretarias. Uma delas, a de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (Seedis) foi criada especialmente para a sua esposa, Simone Denarium.

As outras são a Secretaria de Estado Extraordinária de Relações Federativas (Seerf), bem como a Secretaria de Estado Extraordinária de Governo Digital (Seegd).

Em fevereiro deste ano, o governador criou a Secretaria de Estado Extraordinária de Atração de Investimentos (Seeai). Ela ficou sob o comando de seu amigo empresário Aluizio Nascimento.

Reforma administrativa

No início do primeiro mandato, Denarium afirmou que, como redução de gastos, reduziria o número de secretarias de 37 para 9, mais a Casa Civil. Disse ainda que, assim, o número de cargos reduziria, gerando economia para o Governo.

O governador disse ainda que enviaria a reforma administrativa para aprovação na ALE-RR em fevereiro de 2019, fato que nunca ocorreu.

Em contrapartida, em janeiro de 2021 o Governo, com o apoio da Assembleia, criou cerca de 1.500 novos cargos comissionados na estrutura governamental.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

10 horas ago

É falsa informação que imigrantes invadiram Hospital da Criança durante tiroteio

Imigrantes levaram um ferido ao hospital infantil em busca de atendimento, mas foram orientados a…

10 horas ago

HGR pede comparecimento com urgência de familiares de paciente

Claudiane Alencar Barbosa de 43 anos, está internada no setor de psiquiatria do hospital

10 horas ago

Ministério Público vai apurar denúncias relacionadas à falta de estrutura na maternidade reinaugurada do Governo

No início desta semana, uma família denunciou a morte de um bebê por falta de…

11 horas ago

Festejo Intercultural que celebra as tradições indígenas inicia neste sábado, 21, na Comunidade Canauanim, no Cantá

Serão três dias de festa para reunir os povos indígenas e não indígenas. Haverá competições,…

11 horas ago

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito

13 horas ago