Política

Governo de RR recorre e pede manutenção de calamidade pública em razão da pandemia de Covid

O governo de Roraima recorreu da decisão judicial que anulava o decreto de calamidade pública em razão da pandemia de Covid-19. O Executivo pede ao Tribunal de Justiça (TJ) a manutenção do decreto, bem como uma liminar para suspender a decisão até o julgamento do processo.

No início de março, quando a pandemia estava entrando em controle no estado, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou a extensão do decreto de calamidade. Cerca de um mês depois, o juiz Aluizio Ferreira Vieira derrubou a medida.

À época, o juiz entendeu que não havia cenário que justificasse a manutenção do decreto. Dessa forma, entre as medidas tomadas pelo próprio governo, ele citou a revogação do decreto estadual que obrigava o uso de máscaras.

No entanto, na última quinta-feira (13), o governo entrou com o recurso. A defesa afirma que o Superior Tribunal de justiça (STJ) já fixou outro entendimento em casos semelhantes. Diz, ainda, que o órgão entende que o Poder Judiciário não pode interferir nas medidas de combate à pandemia.

A defesa reconhece que o decreto permite contratações emergenciais. No entanto, afirma que mesmo assim os gastos seguirão sujeitos ao sujeitas ao controle do Poder Judiciário, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público de Contas e do Ministério Público Estadual.

“Portanto, data máxima venia, é juridicamente impróprio se inferir que haverá um “cheque em branco” ao gestor estadual em decorrência da edição do Decreto Legislativo”, diz trecho de argumentação da defesa.

Pandemia e decisões do governo

Com registros de 30,3 milhões de casos de Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia, o país tem visto os números de novos casos, internados e mortos caírem desde o início do ano.

Nesse domingo (17), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o fim da emergência sanitária devido à pandemia no Brasil.

Conforme o ministro, 73% da população brasileira está com o esquema vacinal completo. Do mesmo modo, 71 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço.

Em Roraima, a Secretaria de Saúde aponta que 66% da população com 18 anos ou mais já está com o esquema vacinal completo. Enquanto os adolescentes, de 12 a 17 anos, a vacinação com duas doses ou dose única já chega 57%. Já entre crianças de 5 à 11 anos, o esquema completo só chega a 4,4%.

Ao todo, Roraima já soma 155.384 casos da doença desde o início da pandemia. Enquanto os óbitos, chegam a 2.147.

Contudo, o governo afirma que “manutenção do decreto está balizado na decisão do Ministério da Saúde, uma vez que dá abertura aos Estados a manterem, se preciso for, os decretos acerca da questão”.

Fonte: Da Redação

Fabrício Araújo

Recent Posts

UFRR realiza campanha de arrecadação de doações em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

População pode contribuir doando alimentos não perecíveis e roupas de cama, mesa e banho por…

6 horas ago

Chuva invade salas e biblioteca da Escola Estadual São José; veja vídeo

Forte chuva que atingiu Boa Vista nesta terça-feira (6) deixou até a sala dos professores…

7 horas ago

Samu Boa Vista promove curso aos profissionais de saúde da Base Aérea

Cerca de 32 profissionais compõem a 20ª turma do ano e aprenderam sobre as atuais…

7 horas ago

Polícia Civil faz busca em casa de militar do Exército para apreender fotos íntimas de adolescente em Boa Vista

Suspeito é ex da vítima e ameaçava expor material na internet. Durante a ação foram…

8 horas ago

Montador de móveis é preso por estuprar enteado de 13 anos no Vila Jardim, em Boa Vista

De acordo com a Civil, vítima sofria violência há 9 anos e só conseguiu ajuda…

8 horas ago

Casamento coletivo vai oficializar união de 252 casais no Parque do Rio Branco

Essa é a 2ª edição do 'Enfim, Casados!' em Boa Vista. Evento acontece no dia…

9 horas ago