Política

Governo deveria reformar estradas vicinais de Roraima, mas empurra missão para prefeitos

O Governo de Roraima usa uma decisão da Justiça desfavorável à Prefeitura de Alto Alegre para se isentar da responsabilidade de reformar vicinais do Estado.

A decisão é de 2017, quando o Ministério Público moveu uma ação em que solicitava a responsabilidade do Estado sobre pontes e vicinais na região do Paredão que fica no município.

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) decidiu que a responsabilidade é do município. Dessa forma, o governador usa a decisão como parâmetro para todos os municípios.

Contudo, ela não isentou o Estado da responsabilidade de prestar assistência às vicinais e, consequentemente, aos moradores que vivem nas proximidades delas.

Governador divulga a decisão nas redes sociais

O resultado da ação movida pelo MPRR gerou uma reportagem em um site local. E baseado somente nessa decisão é que o governador Antônio Denarium (PP) tem usado essa matéria para empurrar o problema aos prefeitos. Do mesmo modo, ele ainda divulga o assunto em sua linha de transmissão do WhatsApp e até em entrevistas.

Acontece que, historicamente, quem abriu estradas e permitiu a ocupação de terras de forma desordenada e espalhada nas 15 cidades do Estado foi o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o próprio Governo de Roraima.

Por isso, sempre foi uma atribuição dos governadores reformarem as estradas vicinais, o que não foi feito nos últimos anos.

Para piorar, Denarium resolveu agradar alguns prefeitos e empresários. Então ele selecionou algumas vicinais e pontes para receberem obras por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf). E mal o inverno começou e esses mesmos trechos que receberam a atenção do Governo já começaram a apresentar problemas. Alguns até piores que antes das reformas.

O fato está ocorrendo em municípios como Caroebe, São João da Baliza, Cantá e em outras localidades. A prova está em reportagens, postagens e grupos de notícias diariamente. São vídeos e fotos impressionantes que mostram o drama de produtores e moradores para transitarem no interior de Roraima.

Estratégia do Governo

A estratégia do Governo tem sido se isentar das responsabilidades. No entanto, o governador não deixa de fazer mídia e propaganda quando reforma algum trecho de estrada.

Mas caso o problema volte a ocorrer, ele devolve a obrigação aos prefeitos e começa a compartilhar a reportagem nas suas listas de transmissão.

Vale ressaltar que o serviço de manutenção de estradas é muito caro e as prefeituras arrecadam muito pouco. Ou seja, os prefeitos não têm condições de melhorar a vida de quem vive nas vicinais sem a ajuda dos outros poderes.

Enquanto isso, Denarium se aproveita da situação: se a estrada está boa, é mérito dele. Se está ruim, a obrigação de arrumar é das prefeituras.

Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Justiça eleitoral avalia denúncias de compras de votos na eleição suplementar em Alto Alegre

Juíza eleitoral, Sissis chwantes, disse que as práticas são semelhantes às que resultaram na cassação…

45 minutos ago

Concurso Nacional Unificado: saiba como controlar a ansiedade para o dia das provas

Provas ocorrem no dia 5 de maio. Com a proximidade, muitas pessoas acabam tendo crises…

1 hora ago

Mais de 40% dos contribuintes já entregaram a declaração do imposto de renda

Prazo de entrega da declaração começou no dia 15 de março e vai até 31 de…

3 horas ago

Copa Boa Vista de Futebol Master: 5ª edição do evento movimenta Vila Olímpica, em Boa Vista

Prefeitura da capital investiu mais de R$ 100 mil no evento, fornecendo estrutura física e…

5 horas ago

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Publicação proíbe ainda o ingresso no país de produto trazido por viajantes por qualquer forma…

7 horas ago