Indígenas de Roraima retomam protesto contra ‘Marco Temporal’

Atos ocorrem na BR-174, na Comunidade Sabiá, e na BR-432, região Serra Lua, na Comunidade Tabalascada

Indígenas de Roraima retomam protesto contra ‘Marco Temporal’
Dois pontos de protesto são registrados em Roraima – Foto: Nailson Wapichana/Rede Wakywai CIR

Mais de 2 mil indígenas de Roraima retomaram os protestos contra o “Marco Temporal”. O julgamento está na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde de hoje (1º).

De acordo com o Conselho Indígena de Roraima (CIR), os atos ocorrem na BR-174, na Comunidade Sabiá, região São Marcos, em Pacaraima, e na BR-432, região Serra Lua, na Comunidade Tabalascada, no Cantá.

Conforme o coordenador geral do CIR, Edinho Batista, os indígenas fazem ato simbólico com danças e falas de lideranças.

A mobilização ocorre em apoio ao protesto de Brasília, chamado “Acampamento Pela Vida”, organizado por etnias de todo o Brasil. Roraima também enviou 26 líderes.

“A manifestação teve início no dia 22 de agosto. Dessa forma, nos unimos contra o ‘Março Temporal’, de maneira pacífica. Muitos não conseguiram ir a Brasília por causa da logística, mas estão protestando na própria região”, disse.

Edinho Batista também falou que o “Marco Temporal” representa um “retrocesso”. Ou seja, os indígenas querem mostrar que estão presentes e não aceitam a nova legislação de demarcação de terras.

“Nossos direitos são originários. Quando o Brasil foi invadido os indígenas já estavam e estão aqui. Não somos invasores. Além disso, estamos preocupados com o mundo inteiro”, declarou.

Luta pela Vida

O acampamento ocorre em Brasília em meio ao julgamento da ação originária de Santa Catarina. O processo tem repercussão geral, ou seja, vale para todo o país.

Lideranças de 170 povos estão reunidos próximo à Praça dos Três Poderes. No total, cerca de seis mil pessoas estão no protesto.

O movimento é feito desde 2004. No entanto, neste ano, a principal pauta é o marco, que define que os povos só terão direito à demarcação das terras que já estavam ocupadas em outubro de 1988.

Por outro lado, os indígenas falam que foram expulsos das comunidades antes desse período.

O ministro relator, Edson Fachin, acompanha o entendimento dos povos e já votou contra o marco. Do mesmo modo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) também segue essa linha de raciocínio.

Por Yara Walker

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x