O ex-deputado Ionilson Sampaio foi exonerado do cargo de presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh). O decreto, assinado pelo governador Antonio Denarium é dessa segunda-feira (18).
Em seu lugar, Denarium nomeou o antropólogo e bacharel em Direito, Glicério Fernandes, que já ocupava o cargo de diretor de Monitoramento e Fiscalização. Ele também tem pós-graduação em Consultoria de Empresas e em Direito Ambiental.
Ionilson presidia a Femarh desde a saída de Airton Cascavel, que foi a primeira opção de Denarium para a função. No entanto, o nome de Cascavel não passou pelo crivo dos deputados estaduais que reprovaram sua permanência no cargo.
Desde então, a Fundação vinha sendo dirigida interinamente por Ionilson Sampaio. Em seus últimos dias como presidente, ele enfrentou a polêmica dos ribeirinhos do Baixo Rio Branco. É que eles não aceitaram a licença emitida para que a empresa de Victor Vilanova opera na região com a pesca esportiva.
Os moradores da região afirmam que a Femarh não os ouviu antes de conceder a licença ao empresário, então fizeram manifestações pedindo o cancelamento do documento.
Outro empresário do local também denunciou a instituição por negar a renovação de licença para a mesma atividade. Ele afirma que sua empresa já atua há mais de vinte anos e renova a permissão a cada quatro anos. No entanto, desta vez, além de perder a documentação, não aprovou a licença.
Ionilson, em resposta, afirmou que “repudia qualquer denúncia feita com motivação política, no sentido de denegrir o trabalho e atuação do seu quadro técnico ou do presidente da Fundação”.
Citado
O Governo de Roraima esclarece que as mudanças no primeiro escalão do Governo de Roraima fazem parte da dinâmica da administração pública, atendendo a critérios técnicos relacionados a necessidade da Secretaria, autarquia ou presidência em questão.
Por Rosi Martins