Política

Jalser pede retirada de Catarina Guerra da Comissão de Ética da ALE-RR

Com o andamento do processo de pedido de cassação, o deputado Jalser Renier (SD) pediu a retirada da deputada Catarina Guerra (SD) da presidência da Comissão de Ética Parlamentar da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). No lugar dela, ele quer que coloque a deputada Yonny Pedroso (SD).

Em seguida, Catarina Guerra disse que enfrentou vários problemas quando Jalser era presidente da ALE-RR. Em contrapartida, Yonny Pedoroso é próxima do parlamentar. Inclusive, ela não compareceu à Casa no dia da votação pela permanência de Renier na prisão.

Jalser apresentou o requerimento ao presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (PC do B) durante a sessão dessa terça-feira (16).

Em contrapartida, Catarina se defendeu e disse que ele não tem prerrogativa para fazer o pedido. Então ela explicou que ele precisaria ser líder do partido na bancada.

“Não consta em nenhum local que o referido deputado é o líder do partido como ele mencionou. Até porque como parte do Solidariedade, em nenhum momento fui notificada, nem da primeira vez, tampouco de agora dessa substituição”, disse.

A deputada disse ainda que no site do Solidariedade, a deputada Yonny Pedroso é quem aparece na função. Além disso, em outro momento, ela classificou o pedido de Jalser como perseguição.

“… e o mais engraçado ainda, é que essa perseguição e essa discriminação causada é apenas na Comissão de Ética. E aí deixo aqui o questionamento do motivo. Não faço apenas parte da Comissão de Ética. Por que apenas me substituir nessa?”, questionou.

Cassação de Jalser

Por outro lado, Jalser disse que o motivo do pedido é porque, segundo ele, existe uma conspiração na Assembleia. Ele afirmou que a razão é cassar seu mandato.

“Existe uma conspiração dentro dessa Casa e essa conspiração é óbvia, planejada por alguns deputados para a cassação do meu mandato sem motivo algum. Essa é uma manobra que essa Casa está fazendo por conta de questões que estão alheias à minha vontade e à vontade da soberania desta Casa”, rebateu.

Sequestro

O deputado se refere ao processo de pedido de cassação que tramita na ALE-RR. O Partido Social Liberal (PSL) entrou com a representação após a prisão de Jalser.

O documento justifica o pedido pela quebra de decoro. Isso por que Jalser é apontado como o mandante do sequestro do jornalista Romano dos Anjos.

A Assembleia deu andamento ao processo, criou uma subcomissão e já notificou o parlamentar. De acordo com o regimento, ele tem cinco sessões para se pronunciar.

Além disso, também existe um pedido de afastamento do deputado por 60 dias. A autoria é do jornalista Yuri Carvalho.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Prêmio Sebrae de Jornalismo: inscrições para 11ª edição vão até 3 de junho

Pautas devem abordar aspectos ligados ao empreendedorismo, com foco nos pequenos negócios. Premiações são de…

33 minutos ago

Uerr promove Olimpíada Roraimense de Filosofia

Evento ocorre em duas etapas nos meses de maio e junho, com a participação de…

14 horas ago

Ministério da Saúde vai disponibilizar novo tratamento contra malária para crianças

Nova estratégia consiste em tratamento oral do medicamento artesunato + mefloquina por três dias em…

15 horas ago

Duas pessoas são presas e 2,5 kg de drogas são apreendidas durante operação em Boa Vista

Principal investigada, uma jovem de 27 anos, assumiu os 'negócios' do marido após ele ter…

16 horas ago

Motociclista é preso com documento falso na BR-432, no Cantá

PRF também apreendeu uma arma carregada com munições com um motorista

17 horas ago

Ouvidores da região Norte discutem propostas em encontro em Boa Vista para criação de sistema nacional da assistência social

Encontro teve início na quinta-feira, (25). Temas como a importância da compreensão de um olhar…

18 horas ago