A Justiça de Roraima determinou que todas as eleições da mesa diretora da Câmara Municipal de Boa Vista sejam realizadas com votação aberta e nominal.
A partir de agora, os cidadãos boa-vistenses poderão saber como cada vereador votará na escolha da gestão da Casa legislativa.
Anteriormente, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR) já havia concedido uma liminar. Assim, a escolha da mesa diretora em janeiro de 2021 já ocorreu dessa maneira.
Logo depois, a Câmara Municipal apresentou contestação no processo. A Casa alegou que já havia cumprido a liminar, uma vez que a eleição de 2021 já ocorreu de forma aberta.
Contudo, o juiz entendeu que, apesar de a liminar ter sido cumprida, o processo necessitava de uma sentença para confirmá-la. Dessa forma, julgou a ação procedente.
Em janeiro de 2021 os vereadores elegeram Genilson Costa (SD) como presidente da Câmara para o biênio 2021/2022. Contudo, em outubro do mesmo ano, Genilson alterou a resolução que trata da eleição da mesa diretora da Casa.
De acordo com a nova regra, a eleição pode ocorrer em qualquer momento dos anos anteriores ao biênio. Assim, no dia 17 de novembro do ano passado, a Câmara antecipou as eleições e reconduziu a atual mesa diretora para o biênio 2023/2024.
Em protesto, sete vereadores da base se retiraram da sessão. Além disso, o vereador Gildean Gari (PP) não compareceu à votação.
Já a eleição para a primeira composição da mesa na legislatura continua sendo feita na data da posse dos vereadores. Os eleitos ficam empossados automaticamente. O voto agora será nominal e aberto nas duas ocasiões.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido