A Justiça do Trabalho determinou que a Agência de Fomento do Estado de Roraima (Desenvolve-RR) se abstenha de praticar assédio eleitoral com servidores. A decisão judicial é da 3ª Vara do Trabalho de Boa Vista, expedida nesta quinta-feira, 26.
A Procuradoria do Trabalho obteve decisão favorável ao pedido de tutela de urgência em Ação Civil Pública (ACP.
De acordo com a ação, a agência, por meio de seu diretor-presidente, Adailton Fernandes, exige que os servidores em comissão participem das campanhas eleitorais da candidata do grupo governista. Além disso, exige que eles adesivem os seus veículos com propaganda eleitoral. Conforme o órgão, a recusa dos empregados era punida com a dispensa do cargo em comissão.
O descumprimento das determinações da Justiça ensejará a aplicação de multa coercitiva no valor de R$ 5.000,00 por cada infração e por trabalhador. A multa se estende ao diretor-presidente da agência.
O uso da máquina pública do Governo do Estado nas eleições municipais já foi alvo de denúncia esta semana na imprensa.
Uma denúncia anônima enviada à reportagem do Roraima em Tempo na quarta-feira (25), mostrou servidores do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima) em campanha eleitoral nas dependências do prédio.
De acordo com informações, o encontro teria acontecido na segunda-feira anterior, dia 23 de setembro. Servidores relataram que estão sendo pressionados e denunciaram o uso do material do Iteraima pra imprimir material da candidata Catarina Guerra.
Na imagem, a presidente do Iteraima, Dilma Costa, com os servidores, posam para a foto fazendo o número de urna de Catarina com, as mãos.
A foto foi feita no salão que fica na entrada do Iteraima. A lei proíbe a propaganda eleitoral nas dependências de instituições públicas.
O governador Antonio Denarium (Progressistas) recebeu várias condenações na Justiça Eleitoral pelo uso da máquina pública durante as eleições de 2022.
Três ações terminaram em cassação de mandato, justamente por usar dinheiro do Governo do Estado para obter vantagem eleitoral.
Como resultado, Antonio Denarium governa sob liminar e aguarda julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…