Política

Justiça proíbe marketeiro de Denarium de difundir vídeo com conteúdo preconceituoso contra LGBT

A Justiça Eleitoral proibiu o marketeiro Marcos Marques, o “Markinhos Show”, de divulgar um vídeo com conteúdo considerado preconceituoso, sob pena de multa de R$ 1,5 mil. O juiz Marcelo Lima de Oliveira assinou a liminar nessa terça-feira (16).

Os advogados da coligação Roraima Muito Melhor acionaram o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) e alegaram que o marketeiro produziu e divulgou um vídeo com preconceito envolvendo Teresa Surita (MDB) candidata ao Governo de Roraima e principal concorrente de Antonio Denarium, candidato à reeleição.

“distorcendo fatos veiculando preconceito a orientação sexual, identidade de gênero e crenças religiosas, com a finalidade precípua de levar o eleitor a não votar na candidata da coligação representante, Teresa Surita”, diz trecho do documento.

De acordo com os advogados da coligação, o marketeiro de Denarium também realizou publicação por meio do Twitter onde ofendeu a honra de Teresa.

Dessa forma, juiz considerou que as informações realmente contém discriminação e proibiu Markinhos de divulgar o vídeo.

“As manifestações são claras quanto à forma discriminatória em relação aos grupos de outra religião que não os “evangélicos” ou “cristãos”, assim como atinge aqueles que tem orientação sexual de grupos LGBTQI+, o que atenta, diretamente, contra o texto legal”.

Histórico

Markinhos Show veio para Roraima em 2018 como funcionário de uma empresa que fez o marketing da campanha de Antonio Denarium para governador.

Em dezembro de 2018, Denarium assumiu o Governo como interventor federal e o nomeou como secretário de Comunicação. O marketeiro ocupou o cargo até fevereiro de 2020.

Logo depois assumiu a Comunicação do Ministério da Saúde, na gestão do general Eduardo Pazuello. Onde teve a atuação bastante criticada durante a pandemia.

Dessa forma, a CPI da Covid investigou se as propagandas e as ações de marketing do Governo Federal ajudaram na omissão frente à pandemia.

De acordo com o requerimento da CPI, Pazuello era criticado por dar informações erradas e contraditórias, e por ter uma relação conflituosa com a imprensa.

Por isso, esperava-se que Markinhos, fosse capaz de melhorar a comunicação do ministério e de Pazuello. Então, ele ficou responsável por defender o general nas redes sociais das críticas.

Durante o colapso de saúde em Manaus, em janeiro de 2021, Markinhos declarou: “Com todos esses bilhões que foram para Manaus, não tiveram um centavo para montar uma fábrica de oxigênio em cada hospital?”.

E continuou: “Não sobrou um real para comprar um cilindro? Enfiaram todo esse dinheiro no c… A corrupção mata!”.

A CPI da Covid pediu a quebra de sigilo telefônico e de e-mail do marketeiro. Contudo, posteriormente ele solicitou a suspensão ao alegar que não havia motivos para isso. Afirmou ainda que que inexistia suspeitas de atos ilegais praticados por ele.

Faradilson

O ex-servidor da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) Faradilson Mesquita também teve que retirar o mesmo vídeo da internet.

Conforme a coligação Roraima Muito Melhor, Faradilson produziu, assim como divulgou vídeo em suas redes sociais e distorceu fatos com o intuito de prejudicar a candidata do MDB.

Assim, a juiza Joana Sarmento deferiu a liminar. Além disso, estipulou multa de R$ 1,5 mil a cada dia de descumprimento.

Citado

A redação procurou Markinhos Marques para pedir posicionamento sobre a decisão e aguarda a resposta.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Festejo Intercultural que celebra as tradições indígenas inicia neste sábado, 21, na Comunidade Canauanim, no Cantá

Serão três dias de festa para reunir os povos indígenas e não indígenas. Haverá competições,…

15 minutos ago

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito

2 horas ago

Crianças atendidas no Centro Municipal Integrado de Educação Especial vivenciam passeio inclusivo a cavalo

Crianças exploraram baias onde ficam os cavalos e conheceram um pouco da rotina e cuidados…

2 horas ago

Sindicato dos Profissionais da Enfermagem pede visita do Conselho Regional no Centro de Referência da Mulher

Medida foi tomada após a direção do Centro de Referência encaminhar um documento à Sesau…

3 horas ago

Dia Nacional do Teatro: artistas de Boa Vista celebram conquistas e oportunidades que a arte proporciona

Atores de todas as idades podem expressar o melhor de si e conectam pessoas com…

3 horas ago

Esgoto estourado em rua do bairro Cauamé incomoda moradores

Conforme denúncia, problema já dura há quase um ano

4 horas ago