Mesa diretora da ALE-RR endossa pedido de cassação contra Jalser Renier

ALE-RR tem um pedido de cassação e dois de afastamento contra Jalser Renier para avaliar

Mesa diretora da ALE-RR endossa pedido de cassação contra Jalser Renier
Jalser é apontado como mandante do sequestro de Romano dos Anjos – Foto: Reprodução/Faacebook Jalser Renier

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) endossou o pedido de cassação do mandato do deputado Jalser Renier (SD). A decisão ocorreu em reunião realizada ontem(9) na Casa.

Jalser é o principal suspeito de ser o mandante do sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos, em outubro de 2020.

Leia mais sobre o caso

No dia 5 de outubro, o Partido Social Liberal (PSL) protocolou o pedido de cassação do parlamentar na Assembleia Legislativa. Isso, quatro dias após a prisão dele na operação Pulitzer. A representação aponta quebra de decoro parlamentar e requer a perda do mandato.

De acordo com a ALE-RR, os parlamentares receberam a representação e encaminharam à Corregedoria-Geral da Casa. Em outra reunião, a Mesa Diretora analisou e aprovou o parecer do corregedor-geral, deputado Nilton Sindpol (Patri), que opinou pela cassação.

Ainda conforme a Assembleia, a segunda representação, de autoria do jornalista Iury Carvalho, está em análise na corregedoria.

O jornalista protocolou, no dia 19 de outubro, o pedido de afastamento de Jalser Renier por 60 dias. Na manhã de ontem (10) Iury reforçou o pedido de investigação do caso.

Sequestro e tortura

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) aponta Jalser Renier como o mandante do sequestro do jornalista Romano dos Anjos. O Roraima em Tempo divulgou com exclusividade os detalhes do inquérito.

Além disso, o Ministério Público (MPRR) diz que há provas suficientes da participação do deputado no crime.

De acordo com o inquérito, Jalser liderava a organização criminosa responsável pelo sequestro e tortura de Romano.

Prisão de Jalser

O parlamentar foi preso no dia 1º de outubro por decisão da juíza Graciete Sotto Mayor. Em seguida, a Assembleia decidiu, por unanimidade, manter a prisão dele.

Entretanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu o relaxamento da prisão de Renier e o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) impôs medidas cautelares.

Depois disso, Jalser pediu ao STJ para retirar as medidas, mas o juiz Jezuíno Rissato negou e determinou que a ALE-RR decidisse sobre o caso.

Dessa forma, o deputado pediu que a ALE-RR acelere o julgamento da decisão.

Citado

A reportagem entrou em contato com o deputado Jalser Renier e aguarda retorno.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] pediu o afastamento de Jalser por 60 dias. Já no dia 10 de novembro, Iury entrou com uma nova representação na ALE-RR. Dessa vez ele pediu o andamento do […]

1
0
Would love your thoughts, please comment.x