Governador Antonio Denarium - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Representantes sindicais dos servidores públicos de Roraima se reuniram com o governador Antonio Denarium (Progressistas) na noite desta segunda-feira, 21, para discutir a Revisão Geral Anual (RGA). Conforme os dirigentes das entidades, a defasagem salarial é de 16,47% só na atual gestão.
Durante o encontro, Denarium apresentou uma proposta condicionada à viabilidade financeira. Isto é, se os secretários de Estado conseguirem elaborar um plano de cortes de gastos que libere espaço no orçamento, o governo propõe aplicar um reajuste de 5% parcelado em cinco vezes, ou seja, 1% por mês, de agosto a dezembro de 2025.
Por outro lado, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo do Estado de Roraima (Sintraima), Francisco Filgueira, o atual cenário não condiz com a realidade financeira do Estado.
“Diante do cenário que o governador apresentou, até o momento, há um cenário de débito de folha de pagamento de quase R$ 200 milhões. Nós contestamos isso a todo momento. Nós mostramos os dados do próprio sistema do Estado do Fiplan, que dá um excesso de arrecadação até o mês de junho de cerca de 600 milhões de reais, 599 milhões e algumas frações”, explicou.
As perdas inflacionárias de 2024, conforme apurado pelos sindicatos, é de 4,83%. O acumulado, somente no governo de Antonio Denarium, já soma o percentual de 16,47%.
“O servidor do poder executivo agora, ele tá mendigando, eu posso dizer assim, mendigando, pleiteando uma uma Revisão Geral Anual. Até por conta dos dados que se tem, é em cinco vezes. Em cinco parcelas de 1% em 1% para não onerar imediatamente a folha de pagamento” indagou Francisco.
Uma terceira reunião para a reposta final ficou marcada para 12 de agosto. Um novo ato foi marcado para o mesmo dia, em frente ao Palácio Senador Hélio Campos.
Fonte: Da Redação
Próximo sorteio acontece neste sábado, 6
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…