Categories: Política

MPRR se manifesta sobre a suspensão de cassação de Jalser Renier

O Ministério Público de Roraima (MPRR) se manifestou no processo que suspendeu a cassação de mandato do deputado Jalser Renier. O documento é da manhã desta quinta-feira (2).

O órgão pede que a liminar seja submetida ao Pleno da Corte. Ou seja, como apenas um juiz proferiu a decisão, o MPRR quer que todos os outros avaliem o pedido. Dessa forma, a decisão seria democrática.

Quem assina o documento é promotor Sales Eurico Melgarejo Freitas. Ele alega que na primeira decisão do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) o juiz negou a liminar e disse que o processo é de caráter legislativo e que o judiciário não pode interferir.

“”…o processo administrativo a que se submete o agravante é natureza política, perante subcomissão de ética da Assembleia Legislativa e seguiu o rito explicitado na resolução que trata do código de ética, não cabendo a interferência do Poder Judiciário nas decisões do relator”, diz trecho do recurso.

O caso

A Subcomissão de Ética da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) marcou as oitivas das 32 testemunhas de Jalser Renier para o dia 30 de novembro. No entanto, após solicitar a suspensão na subcomissão e ter o pedido negado, Jalser recorreu ao TJRR.

Dessa forma, na primeira investida, o juiz Luiz Alberto de Morais Júnior negou o pedido.  Para ele, a ALE-RR estava cumprindo os ritos de acordo com os prazos previstos. Depois disso, a defesa recorreu e o juiz Mozarildo Cavalcante concedeu a liminar e suspendeu a audiência poucas horas antes de começar.

Em seguida o parlamentar acionou também o Supremo Tribunal Federal (STF). No pedido, Jalser disse sofrer perseguição. Ele também pediu para o ministro Alexandre de Morais reconduzi-lo à presidência da Casa.

Em mais uma tentativa de voltar a ocupar a cadeira de presidente da ALE-RR, Jalser pediu, na manhã de hoje (2) ao juiz Mozarildo Cavalcante para reconduzi-lo ao cargo.

MPRR denuncia Jalser como mandante

O inquérito da Polícia Civil de Roraima (PCRR) aponta Jalser Renier como o mandante do sequestro do jornalista Romano dos Anjos. O crime ocorreu em outubro de 2020.

Veja detalhes

O Ministério Público de Roraima (MPRR), juntamente com a PCRR, bem como a Polícia Militar de Roraima (PMRR) deflagrou a operação Pulitzer. A força-tarefa resultou na prisão do deputado e mais 10 investigados no caso.

Nove são policiais militares e um é ex-servidor da ALE-RR. De acordo com o MPRR, os policiais faziam parte de uma uma organização criminosa especializada em espionagem, inteligência, logística e segurança privada. O órgão diz ainda que os militares constituíram uma milícia

As Investigações apontam que o grupo foi criado por Renier quando ocupava o cargo de presidente da Casa para intimidar adversários políticos.

Por conta disso, o Partido Social Liberal (PSL) entrou com pedido de cassação do mandato de Jalser. O motivo é por quebra de decoro. Logo depois, o jornalista Iury Carvalho protocolou um pedido de afastamento e depois voltou à Casa para reforçar o pedido.

Rosi Martins

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

15 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

16 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

17 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

18 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

18 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

19 horas ago