Política

TJRR extingue processo em que Jalser pedia para voltar à presidência da ALE-RR

O juiz Luiz Alberto de Morais Júnior extinguiu o processo em que o deputado Jalser Renier pedia para retornar à presidência da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A decisão é da tarde desta quinta-feira (2).

De acordo com a decisão, já existe uma decisão no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto. Portanto, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) não pode interferir.

“…voltando à questão inicial, alusiva à recondução do autor à condição de presidente da mesa diretora da Casa Legislativa Estadual, tem-se como impeditivo do normal processamento deste feito, perante este Juízo, decisão do Supremo Tribunal Federal, que obviamente não deve e não pode ser confrontada por decisão da Justiça Comum Estadual”, diz a decisão.

O juiz Luiz Alberto também ressalta que, por conta disso, o deputado parece estar querendo “encontrar, indevidamente, caminho alternativo à apreciação, pela instância competente, do pedido de tutela provisória incidental já apresentado na mencionada ADI, em 29/11/2021”.

Pedido

A defesa de Jalser entrou com o pedido no TJRR na manhã de hoje (2). A solicitação ocorreu dois dias após o juiz Mozarildo Cavalcante mandar suspender a audiência na Subcomissão de Ética na ALE-RR. As testemunhas de Renier seriam ouvidas na terça-feira (30).

Antes disso, o parlamentar já havia entrado com o mesmo pedido no STF. Ele usou os mesmos argumentos: “estar sendo vítima de perseguição política” e que em outros Estados os presidentes de ALEs teriam retornado ao cargo.

Afastamento de Jalser

Jalser seguia para o quarto mandato como presidente da Casa. Contudo, o ministro Alexandre de Moraes aplicou, no dia 25 de janeiro, o entendimento da Corte, e mandou afastar Renier e realizar uma nova eleição.

De acordo com o ministro, a não recondução de presidentes de Casas Legislativas Estaduais segue a mesma linha da Presidência da República. Isso quer dizer que só pode ser reeleito apenas uma vez para o cargo de maneira sucessiva.

Na mesma semana do afastamento de Renier, os deputados da Casa se organizaram, marcaram sessão e escolheram Soldado Sampaio (PCdoB) como novo presidente.

Em seguida, Jalser apresentou diversos recursos para voltar à presidência, argumentando que a decisão era ilegal. Além disso, ele justifica que a ação deveria ter ido para o ministro Nunes Marques, que julgava caso semelhante.

Logo depois, afirmou que a convocação da eleição na Assembleia tinha sido irregular. À época, a Justiça negou todos os pedidos.

Caso Romano dos Anjos

O deputado é apontado em inquérito da Polícia Civil de Roraima (PCRR) como o mandante do sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos. O crime ocorreu em outubro de 2020.

Em setembro e outubro deste ano, o Ministério Público de Roraima (MPRR), juntamente com a PCRR e a Polícia Militar de Roraima (PMRR) deflagrou a Operação Pulitzer.

A operação prendeu o deputado, bem como 10 investigados no caso. Nove são policiais militares e um é ex-servidor da ALE-RR. Os policiais faziam, sobretudo, a segurança e Jalser quando era presidente da Assembleia.

Depois disso, o Partido Social Liberal (PSL) entrou com pedido de cassação do mandato de Jalser. O motivo é por quebra de decoro.

Logo depois, o jornalista Iury Carvalho protocolou um pedido de afastamento. Em seguida, ele voltou à Casa e reforçou o pedido.

Abaixo-assinado

Um abaixo-assinado on-line colhe assinaturas da população para pedir mais uma vez a cassação de Jalser na ALE-RR. Dessa forma, até o momento, 700 pessoas apoiaram a iniciativa.

O documento virtual diz que as atitudes de Jalser são incompatíveis com o decoro parlamentar. Por isso, ele deve ter o mandato cassado.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Eleição suplementar: Wagner Nunes é eleito prefeito de Alto Alegre

Eleitores foram às urnas neste domingo (28). Nunes disputou a eleição com Valdenir Magrão (MDB)

8 horas ago

Crime eleitoral: PF investiga suspeitas de uso de programas do Governo de RR para obter favorecimento na campanha da eleição suplementar em Alto Alegre

Investigações apontaram que, no período da campanha eleitoral para as eleições suplementares de Alto Alegre,…

10 horas ago

Justiça eleitoral avalia denúncias de compras de votos na eleição suplementar em Alto Alegre

Juíza eleitoral, Sissis chwantes, disse que as práticas são semelhantes às que resultaram na cassação…

12 horas ago

Concurso Nacional Unificado: saiba como controlar a ansiedade para o dia das provas

Provas ocorrem no dia 5 de maio. Com a proximidade, muitas pessoas acabam tendo crises…

13 horas ago

Mais de 40% dos contribuintes já entregaram a declaração do imposto de renda

Prazo de entrega da declaração começou no dia 15 de março e vai até 31 de…

15 horas ago

Copa Boa Vista de Futebol Master: 5ª edição do evento movimenta Vila Olímpica, em Boa Vista

Prefeitura da capital investiu mais de R$ 100 mil no evento, fornecendo estrutura física e…

16 horas ago