Política

Pesquisa Atlas: Denarium é avaliado como um dos piores governadores do país

A pesquisa Atlas divulgou neste domingo (11) pesquisa Ranking de Aprovação de Governadores 2024. O governador de Roraima, Antonio Denarium, aparece como um dos piores do país. Conforme os dados, 55% da população desaprova a gestão de Denarium, enquanto 11% não sabe dizer e 34% aprova.

Na avaliação, Ronaldo Caiado (União Brasil) de Goiás, e Rafael Fonteles (PT) do Piauí, empatam em número de eleitores que consideram seus governos ótimos ou bons. Ambos têm 54%. Caiado tem apenas 10% de ruim ou péssimo, enquanto Fonteles tem 18%. A maior taxa de avaliação ruim ou péssima é de Fátima Bezerra (PT) do Rio Grande do Norte com 49%. Ela tem ainda 23% de regular e 27% de ótimo ou bom. Antonio Denarium e Cláudio Castro (PL) do Rio de Janeiro estão empatados em segundo lugar no ruim e péssimo com 45%.

A pesquisa ouviu 29.694 pessoas em todos os Estados, entre os dias 15 de julho e 4 de agosto. As consultas aos entrevistados ocorreu por meio de formulários online. O Atlas usou a metodologia de recrutamento digital aleatório. A margem de erro varia de 1 a 5 pontos percentuais para mais ou para menos, dependendo do tamanho do Estado. Quanto mais populoso o Estado, menor a margem de erro. O nível de confiança é de 95%.

O índice de variação da pesquisa também constatou uma queda de 18 posições em comparação com o ranking de 2023 em que Denarium tinha 66% de aprovação.

Avaliação de Governo

O ranking avaliação de governo, também divulgado neste domingo, mostrou grande desaprovação da população. Conforme e resultado, 45% da população considera a gestão de Denarium ruim ou péssima, enquanto 26% considera regular e 25% bom ou ótima.

Escândalos, corrupção e cassações

O governador Antonio Denarium tem histórico de escândalos, corrupção e cassações. Uma das suas piores marcas de gestão é a manutenção da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth em uma estrutura improvisada sob tendas e lonas no bairro 13 de Setembro.

Além disso, ele teve o mandato cassado por três vezes no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) por compra de votos. Nesta terça-feira (13), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga o primeiro recurso em sessão a partir das 19h, horário de Brasília.

Na gestão de Denarium, Roraima também virou virou manchete nacional por várias vezes em escândalos de corrupção. Na pandemia, por exemplo, jornais de alcance nacional divulgaram o escândalo os respiradores, em que o Governo estava adquirindo 30 equipamentos por R$ 6 milhões, pagos antecipadamente.

Recentemente, a imprensa nacional também divulgou um escândalo sobe o contrato da Saúde com a empresa MedTrauma, investigada em outros estados por desvio de verba pública. Em Roraima, por exemplo, foi constatado superfaturamento em cirurgias ortopédicas. Há registros de sobrepreço de até 2.000% apenas nos itens de órteses, próteses e materiais especiais.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

5 horas ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

6 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

7 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

7 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

8 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

9 horas ago