Política

População pode solicitar novos títulos eleitorais a partir do dia 8 de novembro

Para votar nas Eleições 2022, os cidadãos tiveram até o dia 4 de maio para tirar, transferir ou revisar o título de eleitor na plataforma Título Net. No entanto, somente a partir do dia 8 de novembro, novas solicitações podem ser realizadas.

Após realizar o requerimento no site, baixe o aplicativo e-Título para emitir o documento. Além disso, o eleitor poderá corrigir dados cadastrais, como endereço residencial, trocar local de votação e incluir nome social a partir da data prevista.

Do mesmo modo, os cidadãos também só poderão regularizar título de eleitor cancelado ou suspenso a partir do dia 8 de novembro.

Certidão de quitação eleitoral

Para estar quite com a Justiça Eleitoral e poder emitir a certidão de quitação, o eleitor deve estar com o voto em dia e atendido às convocações. Caso não tenha votado, o cidadão deve ter justificado a ausência. Ou ter pagado as multas aplicadas.

Após o primeiro turno das Eleições 2022, de 3 a 9 de outubro, estará suspensa a emissão de quitação eleitoral. Bem como de 31 de outubro a 7 de novembro, após o segundo turno.

Dessa forma, para gerar a certidão nas datas permitidas, basta acessar o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), clicar em Eleitor – Certidões – Certidão de Quitação Eleitoral. Pelo aplicativo e-Título, também é possível solicitar o documento.

Multas

Caso conste multas eleitorais decorrente de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, o cidadão deve emitir o boleto no portal do TSE.

Do mesmo modo, para consultar débitos e emitir boleto, basta clicar em Eleitor – Quitação de multas. O aplicativo e-Título também possibilita a consulta e a emissão de débitos eleitorais.

Certidão circunstanciada

Caso o eleitor necessite regularizar o passaporte ou CPF, solicitar diploma, bem como realizar matrícula em universidade, entre outros serviços, poderá solicitar emissão de uma certidão circunstanciada. O documento é utilizado para atestar a impossibilidade de regularizar a situação na Justiça Eleitoral.

A certidão circunstanciada vale até a reabertura do cadastro eleitoral, desde que preenchidos os requisitos legais. Tais como o pagamento ou dispensa do recolhimento de multa.

Após as eleições, quando o cadastro for reaberto, o cidadão deverá procurar a Justiça Eleitoral para resolver as pendências e regularizar a situação.

Para emitir a certidão circunstanciada, basta entrar em contato com o cartório eleitoral da sua cidade por e-mail ou WhatsApp e se informar sobre a emissão. O eleitor pode encontrar a listagem dos cartórios de cada estado na página de cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no menu Cartórios Eleitorais – Contatos ou Consultas a Zonas eleitorais.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Servidores de Boa Vista participam de ações alusivas à saúde e segurança no trabalho

Iniciativa tem o objetivo de conscientizar os servidores municipais sobre os acidentes de trabalho e…

13 horas ago

Governador veta PL que obriga Governo a colocar placas em obras paralisadas

Denarium justificou que o projeto impõe gastos ao erário estadual, ao obrigar a confecção, instalação…

14 horas ago

Defensoria abre cadastro para intérpretes e tradutores de Libras; veja como participar

Profissionais vão atuar em atendimentos jurídicos, audiências, conferências, palestras e traduções para vídeos institucionais

15 horas ago

Três brasileiros são presos por promover a entrada ilegal de 18 cubanos pela BR-401 em Roraima

Policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da Polícia Militar de Roraima (PMRR) realizavam bloqueio na…

15 horas ago

Prédio da Escola Estadual Professor Diomedes Souto Maior virou depósito de lixo a céu aberto, diz denúncia

Imagens mostram a antiga instituição de ensino tomada pelo matagal e até com restos de…

17 horas ago

Militar da reserva condenado por estuprar cinco crianças é preso em Roraima

Idoso, de 60 anos, foi condenado duas vezes. Juntas, as penas somam 50 anos de…

17 horas ago